Foi encerrado nesta quarta-feira, 14/12, no auditório da Educorp (Escola de Educação Corporativa) da Unicamp, o curso Descomplicando a Escrita, ministrado pelo instrutor Thiago Pinheiro Rosa, especialista no tema. O público-alvo foram os menores patrulheiros que atuam nos diversos órgãos da Universidade. Além da capacitação técnica, o curso reforçou valores importantes e incentivou a valorização individual dos adolescentes.
Como incentivo, a servidora aposentada Luzia Pavani, que ingressou na Unicamp como patrulheira, esteve presente e contou, em linhas gerais, a sua trajetória profissional na Universidade. Ela passou por diversas funções importantes, chegando a ser coordenadora técnica da Faculdade de Engenharia Mecânica, e depois atuou na fase de implantação da Agência de Inovação Inova Unicamp. Luzia foi aplaudida e reforçou que os menores devem “aproveitar os cursos e as oportunidades”.
O diretor da Educorp, Edison Lins, que também ingressou na Unicamp como patrulheiro, reiterou o incentivo e destacou o papel precursor da colega Luzia, que desbravou o espaço para as meninas, rompendo a limitação de atendimento apenas para meninos.
A Unicamp tem forte e histórico papel de acolhimento aos menores trabalhadores, seja como patrulheiros, guardinhas ou mensageiros. Em 2011 foram lançadas, com apoio do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), duas edições de um livro contando as muitas histórias dos que aqui ingressaram como trabalhadores adolescentes.
A parceria entre os dois órgãos, a Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH) e a Educorp, prevê diversas ações formativas. A área de comunicação escrita disponibilizada pela Educorp, sob a liderança do instrutor Thiago, já capacitou mais de mil servidores em 2022 e terá continuidade em 2023.