A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura tem a missão de aproximar a Universidade da comunidade, por meio de ações de interação e integração, ressalta o Pró-Reitor Fernando Coelho. Assim foi, em 2022, num contexto marcante de grandes comemorações, como o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o bicentenário da Independência, os 40 anos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, entre outras.
Essas datas importantes geraram muitas atividades artísticas, workshops, lançamentos de livros e ações com as demais universidades públicas paulistas, como o encontro das três Orquestras no Memorial da América Latina, em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna. Para 2023, está programado um workshop, que pretende reunir novamente as Orquestras em uma semana de arte e música.
Coelho destaca o início do processo de integração das atividades de extensão ao ensino da graduação, que irá aumentar o número de alunos em atividades com a comunidade externa. Essa integração foi estimulada em 2022, por meio do diálogo com o poder público e com organizações sociais, e deve ser fortalecida em 2023, com a finalização do acordo de cooperação entre a Unicamp e a prefeitura de Piracicaba, e ações culturais no distrito de Barão Geraldo.
O projeto Memorial Covid-19 também é lembrado como homenagem às vítimas da pandemia e como reflexão sobre a luta da ciência pela superação dos desafios da humanidade.
A série "O que há de novo" é realizada pela Secretaria Executiva de Comunicação (SEC). Mensalmente, haverá novos vídeos com atualizações das ações realizadas pelas equipes das Pró-Reitorias e da Coordenação Geral da Unicamp.