A Prefeitura Universitária recebeu na última quinta-feira (26) membros da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo para uma apresentação sobre a experiência da Unicamp na aquisição de energia elétrica no Ambiente de Contratação Livre (ACL), do qual a Universidade faz parte desde 2002. A visita se deu por conta do fato de a Secretaria ter tido conhecimento da matéria publicada no Portal da Unicamp sobre o tema.
A reunião contou com a presença do prefeito universitário, Juliano Finelli, dos servidores da Diretoria de Água e Energia (DAE) Vicente Vale, Rafael Carillo, Rolf Alex Burger e William Silva, das servidoras da Diretoria Executiva de Planejamento Integrado (Depi) Thalita Dalbelo e Adriana Dieguez e, representando a Secretaria, dos servidores João Manoel Alves, José Ricardo Mafra Amorim e Clovis Eduardo R. Camargo.
"Vejo este tipo de compartilhamento de informações e dados de maneira benéfica, algo que pode contribuir para um novo modelo de compra de energia para todo o Estado de São Paulo de forma a racionalizar os recursos e transformar o ambiente de forma mais sustentável", atestou Juliano Finelli.
Na oportunidade, o coordenador da DAE, Vicente Vale, apresentou as características e o enquadramento da universidade junto ao setor elétrico, as atividades da DAE no campus e as diretrizes a respeito da eficiência energética e sustentabilidade adotadas pela Universidade, além de compartilhar o histórico de como ocorreu a migração da Unicamp para o Ambiente de Contratação Livre. A ideia foi mostrar quais os desafios, as oportunidades e a economia gerada em relação ao mercado cativo.
O livro Campus Sustentável: um modelo de inovação em gestão energética para a América Latina e o Caribe, editado pela Universidade, foi entregue aos visitantes. Foram disponibilizados também os relatórios que subsidiam as ações e as documentações técnicas, bem como foi agendada uma segunda reunião para maiores esclarecimentos.
Matéria originalmente publicada no site da Prefeitura Universitária.
Assista ao vídeo apresentado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo: