Sebrae e Unicamp firmam parceria na área de políticas públicas

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Foi lançada nesta segunda-feira (dia 6), em Campinas, uma nova parceria entre a Unicamp e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), dessa vez, e ineditamente, com o objetivo de adquirir novos conhecimentos de modo a melhorar as políticas públicas voltadas aos pequenos negócios no Brasil. Além de pesquisadores e docentes da Universidade, o evento contou com a participação de autoridades de Campinas e Limeira envolvidas no tema dos pequenos negócios, bem como de representantes do Sebrae de vários Estados brasileiros, da Receita Federal e da Procuradoria da Fazenda Nacional.

O projeto “Behavioral Insights Aplicados à Economia dos Pequenos Negócios” terá duração de 24 meses e será realizado no âmbito da cooperação internacional Behavioral Change Initiative, estabelecida pelo Laboratório de Estudos do Setor Público (Lesp) da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) da Unicamp para a realização de projetos de interesse público e social com base nas Ciências Comportamentais – campo multidisciplinar que integra conhecimentos da economia comportamental, psicologia, filosofia, sociologia, entre outras áreas, e tem sido utilizado por governos ao redor do mundo, principalmente na última década, para promover políticas públicas focadas na melhoria da qualidade de vida.

Milena Pavan Serafim, coordenadora executiva do projeto e diretora associada da FCA, destaca que o trabalho de pesquisa a ser desenvolvido conjuntamente visa fornecer insumos que permitam ao Sebrae e a órgãos governamentais avaliar e revisar suas práticas, suas estruturas jurídicas e suas políticas na busca por disseminar ainda mais a sustentabilidade dos pequenos empreendedores e de seus negócios no Brasil. “Esse será um trabalho de fôlego, de interação e aprendizado mútuo, não só da parte dos nossos estudantes como das diferentes equipes envolvidas.”

Milena Pavan Serafim
Milena Pavan Serafim, coordenadora executiva do projeto: trabalho de fôlego e aprendizado mútuo (Foto: Antonio Scarpinetti)

A docente lembra que os pequenos negócios são responsáveis por mais de 25% do PIB (Produto Interno Bruto) nacional e ressalta a importância de saber como incentivá-los, especialmente em um cenário de crescimento macroeconômico acompanhado de redução no nível de emprego.

Após a mesa de abertura, Juliana Arruda Leite, docente da FCA, pesquisadora do Lesp e coordenadora de comunicação do projeto, apresentou detalhes da parceria e do funcionamento dos trabalhos a serem desenvolvidos. Ela explicou que o objetivo do projeto é investigar, compreender e estimular mudanças comportamentais por meio de intervenções em duas frentes de trabalho. A primeira, com microempreendedores individuais, em especial no seu comportamento em relação às obrigações fiscais. E a segunda, com micro e pequenas empresas, no seu comportamento em relação à resolução dos conflitos empresariais sem a intermediação do Poder Judiciário.

Ela também ressaltou que a Unicamp é uma universidade que olha para fora, que deseja que suas pesquisas tenham impacto na sociedade, e falou sobre como problemas reais não respeitam barreiras disciplinares. “Nós – eu e a professora Milena – temos o privilégio de estarmos em uma faculdade de ciências aplicadas. Então, para nós, só há uma opção: sempre partimos dos problemas reais, tanto no Laboratório de Estudos do Setor Público quanto no próprio curso de Administração Pública da Unicamp, para desenvolvermos conhecimento sobre essas problemáticas, que não respeitam delimitações disciplinares. Portanto, sempre trabalhamos de forma interdisciplinar. Esse é um dos pilares da nossa Faculdade.”

O projeto também é coordenado por Carlos Mauro, que possui grande experiência na aplicação das Ciências Comportamentais em políticas públicas. Carlos é coordenador de parcerias e transferência de conhecimento.

Houve ainda um painel de especialistas tratando do tema economia comportamental e micro e pequenas empresas. Fizeram exposições teóricas Denis Maracci Gimenez, professor do Instituto de Economia (IE) da Unicamp, Ricardo de Lins Horta, gestor federal, e Rodrigo Lanna, mediador da mesa e também professor do Instituto de Economia. Mais detalhes sobre as diversas fases do projeto podem ser vistos na gravação do evento de lançamento disponível no canal oficial da Faculdade de Ciências Aplicadas no YouTube.

Veja abaixo outras falas de autoridades presentes, tanto da Unicamp como do Sebrae:

Aumento do grau de inovação e maior justiça social

“Agradeço mais essa parceria com o Sebrae e a oportunidade de trabalharmos conjuntamente mais uma vez – é um prazer para a Universidade estarmos desenvolvendo essa atividade. Uma das marcas da nossa gestão é a grande disponibilidade para estabelecermos relações com a sociedade em geral e assim conseguirmos colaborar cada vez mais com o desenvolvimento do nosso país. Sabemos da enorme importância dos pequenos empreendimentos para o futuro do Brasil, e a Universidade tem o papel de ser criativa a ponto de buscar resolver certas dicotomias entre pequenas e grandes empresas e inovação e construir pontes para um futuro mais inclusivo, com mais renda, maior competitividade e crescimento, maior justiça social para o país. Que essa parceria gere muitos desdobramentos e, principalmente, resultados efetivos para que os pequenos empreendimentos se multipliquem e estreitem seus graus de inovação.” (Professor Antonio José de Almeida Meirelles, reitor da Unicamp)

Antonio José de Almeida Meirelles
Antonio José de Almeida Meirelles (Foto: Antonio Scarpinetti)

Importância das micro e pequenas empresas

“São quase 20 milhões de micro e pequenas empresas no país, as quais representam 99% dos negócios no Brasil. Temos 15 milhões de Microempreendedores Individuais (MEI) registrados e 11 milhões de ativos. Olhando os dados do IBGE, nos últimos sete anos, essa foi a ocupação que mais cresceu. É uma inovação de política pública que veio para ficar, com todos os seus benefícios e qualidades, mas também com todos os desafios que temos que enfrentar. O fato é que, se quisermos fomentar a inclusão produtiva e a redução da desigualdade, e até mesmo um aumento da competitividade da nossa economia, não é possível ignorar esse enorme segmento. É muito motivante, portanto, estar trabalhando com a fronteira da ciência para tentar avançar nessa temática que é tão relevante para o país.” (Rafael de Farias Moreira, assessor da Diretoria Técnica do Sebrae)

Rafael de Farias Moreira
Rafael de Farias Moreira (Foto: Antonio Scarpinetti)

Conexão de saberes entre Sebrae e Universidade

“Temos aqui representantes do Sebrae de todos os Estados brasileiros. Acreditamos que esse projeto é uma nova forma de mobilizar atores e stakeholders no sentido de trabalhar a política pública do MEI, especificamente, e atingir a nossa missão em relação à inadimplência e a desburocratização, por meio de uma metodologia de renome internacional que o pessoal da Unicamp conhece tão profundamente. Nós vamos trazer nossos conhecimentos sobre as realidades dos nossos clientes e conectar isso com o conhecimento acadêmico sobre Ciências Comportamentais.” (Ana Carolina Santos, gestora do projeto por parte da Unidade de Políticas Públicas do Sebrae)

Ana Carolina Santos
Ana Carolina Santos (Foto: Antonio Scarpinetti)

FCA, celeiro de grandes projetos

“É importante destacar que, dentro da Unicamp, a Faculdade de Ciências Aplicadas sempre foi um celeiro de grandes e importantes projetos e programas de extensão e isso tem que ser reconhecido e parabenizado. São sempre ações muito interessantes e produtivas que vêm da FCA. Essa parceria com o Sebrae é mais um excelente exemplo do caráter extensivo da Faculdade, e muitos serão impactados pelos resultados advindos dessa parceria.” (Professor José Luiz da Costa, representando Fernando Coelho, pró-reitor de Extensão e Cultura da Unicamp)

professor José Luiz da Costa
José Luiz da Costa (Foto: Antonio Scarpinetti)

Parceria de 30 anos e ineditismo do projeto

“A parceria entre o Sebrae e a Unicamp já tem mais de 30 anos, mas esse é o primeiro projeto que tem como finalidade gerar recomendações para políticas públicas. Esse é um projeto de bastante envergadura e mostra a importância com que nossos parceiros veem essa atividade de pesquisa conjunta. Acredito que o Sebrae está em muito boas mãos e só me resta deixar aqui a Pró-Reitoria de Pesquisa à disposição de vocês.” (Professor João Marcos Travassos Romano, pró-reitor de Pesquisa da Unicamp)

João Marcos Travassos Romano
João Marcos Travassos Romano (Foto: Antonio Scarpinetti)

Desenvolvimento de políticas públicas baseadas em ciência

“A satisfação por estarmos desenvolvendo conjuntamente um projeto de tamanha envergadura é enorme. Acredito que, daqui a dois anos, quando estivermos entregando os resultados dessa parceria, sem dúvida teremos mais pessoas envolvidas e resultados revolucionários. Nada melhor do que termos a certeza de que basearemos o desenvolvimento de políticas públicas na ciência e assim poderemos entender cada vez melhor de que forma nossos clientes – os pequenos empreendedores – fazem suas escolhas em seus caminhos para alcançarem o sucesso. A semente que estamos lançando hoje tem grande potência para tornar o Brasil uma referência em termos de políticas públicas que se utilizam das Ciências Comportamentais para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.” (Elias Guimarães Borges Filho, gerente adjunto no âmbito da Presidência do Sebrae)

Elias Guimarães Borges Filho
Elias Guimarães Borges Filho (Foto: Antonio Scarpinetti)

 

Mais informações: bci@unicamp.br

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Mesa de abertura do evento reuniu autoridades, docentes e pesquisadores

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Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004