Unicamp divulga 3ª chamada do Vestibular e 1ª chamada das modalidades Enem e Vagas Olímpicas

Edição de imagem

A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) está divulgando três listas de convocados para matrícula: a terceira chamada do Vestibular Unicamp 2023; a primeira chamada da modalidade Enem-Unicamp; e a primeira chamada da modalidade Vagas Olímpicas. As listas estão disponíveis nas páginas de cada processo, no site da Comvest (www.comvest.unicamp.br). Todos os convocados deverão realizar a matrícula não presencial, das 9 às 17 horas do dia 23 de fevereiro, exclusivamente pela internet, na página de cada processo, no site da Comvest, utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Estão sendo convocados 437 candidatos no Vestibular Unicamp, 675 candidatos na modalidade Enem-Unicamp e 108 candidatos para as Vagas Olímpicas.

A partir desta chamada, as datas de convocações e matrículas serão as mesmas para as três modalidades e os candidatos inscritos em mais de um processo devem olhar todas as listas. Importante: candidatos convocados para a matrícula em mais de uma modalidade (nomes em listas diferentes) deverão escolher em qual processo fazer matrícula e efetivá-la usando a senha específica da modalidade, criada no momento daquela inscrição. As próximas chamadas do Vestibular Unicamp 2023 e das modalidades Enem-Unicamp e Vagas Olímpicas serão divulgadas no dia 28 de fevereiro.

Declaração de interesse por vagas

Das 9 horas do dia 23 de fevereiro até as 17 horas do dia 24 de fevereiro, a Comvest receberá as declarações de interesse por vagas em aberto no Vestibular Unicamp 2023, somente pela internet, em formulário próprio no site da Comissão. Devem declarar interesse todos os candidatos que fizeram a 2ª fase, não foram eliminados por nota zero e que não tenham sido convocados para alguma de suas opções, até e inclusive a 3ª chamada. Disponível para todos os cursos, havendo ou não vagas em aberto. Deixar de declarar interesse acarretará a eliminação do processo de convocação para as demais chamadas. Candidatos matriculados em 2ª opção e que solicitaram remanejamento devem estar atentos às situações descritas no Manual de Ingresso.

Averiguação das cotas étnico-raciais

Os candidatos selecionados pelo sistema de cotas étnico-raciais aprovados tanto no Vestibular Unicamp como na modalidade Enem-Unicamp, que autorizaram o uso da fotografia como parte do processo de validação pela Comissão de Averiguação e foram validados pelas bancas na etapa inicial do procedimento, receberão um e-mail com a indicação de sua validação e instruções para a matrícula. Os candidatos que não autorizaram, assim como aqueles que precisam do processo complementar via Google Meettambém receberão por e-mail, as orientações para comparecer à banca antes de fazer a matrícula.

A validação da autodeclaração apresentada pelos candidatos optantes pelas cotas étnico-raciais somente ocorrerá após a avaliação de fenótipo realizada pela Comissão, ficando a matrícula condicionada à aprovação da Comissão de Averiguação, conforme a resolução GR-074/2020, que instituiu o procedimento de heteroidentificação.

Situações para a matrícula

  • Candidatos convocados para o curso escolhido como segunda opção deverão realizar a matrícula pela internet e, optar ou não, por aguardar uma possível vaga para o curso de primeira opção (remanejamento). Candidatos de segunda opção que não fizerem a matrícula pela internet perderão essa vaga (segunda opção), mas continuarão concorrendo ao curso de primeira opção, podendo, assim, serem convocados nas próximas chamadas, de acordo com os critérios de classificação.
     
  • Candidatos que já se matricularam na primeira ou na segunda chamada do Vestibular Unicamp e estão sendo convocados em outra modalidade, precisam efetuar nova matrícula na outra modalidade, pois não são remanejados automaticamente. Caso não façam a matrícula, continuam matriculados no curso inicial. Caso façam, a matrícula inicial será cancelada.

·O candidato que participar de mais de um dos sistemas de seleção será excluído, automaticamente, das vagas no outro sistema quando efetivar a sua matrícula no sistema no qual foi convocado.

·Caso um candidato tenha sido convocado no mesmo cursona mesma chamada, no Vestibular Unicamp 2023 e em outros sistemas de ingresso, a vaga a ser preenchida será a do Vestibular Unicamp 2023, permitindo que sejam convocados outros candidatos pelos demais sistemas.

·Caso um candidato tenha sido convocado em cursos diferentes, na mesma chamada, no Vestibular Unicamp e em outro(s) sistema(s) de ingresso, será considerada como opção a matrícula que ele tenha efetivado primeiro, como gesto de sua deliberada escolha.

·Caso um(a) candidato(a) inscrito(a) no mesmo curso seja convocado em qualquer sistema e não realizar sua matrícula quando for convocado, seu nome será excluído das chamadas em outros sistemas.

Início das aulas e Calourada 2023

As aulas na Unicamp terão início no dia 02 de marçoNão é mais obrigatória a comprovação do ciclo vacinal contra a Covid-19, mas a Universidade recomenda que os ingressantes continuem apresentando os comprovantes de vacina, para ações de vigilância epidemiológica nos campi. A Unicamp preparou uma programação especial de boas-vindas para os estudantes, nos dias 02 e 03 de março, que pode ser consultada pelo site da Calourada 2023.

 

Vestibular Indígena

A Comvest divulgou também a lista de convocados em segunda chamada do Vestibular Indígena 2023. A matrícula deverá ser feita, exclusivamente pela internet, no dia 23 de fevereiro, até as 17 horas. A relação de convocados está disponível para consulta na página da Comvest (https://www.comvest.unicamp.br/vestibular-indigena-2023/) e na página da UFSCar (https://www.prograd.ufscar.br/cursos/ingresso-na-graduacao/vestibular-indigena-2023). A consulta dos convocados pode ser feita tanto a partir da listagem geral, que inclui os convocados para cursos da UFSCar e da Unicamp, quanto por instituição. A terceira chamada será divulgada no dia 28 de fevereiro, na página da Comvest. Haverá até cinco chamadas para matrícula online e as datas estão no calendário abaixo e no site da Comissão.

Mesmo que estejam sendo convocados para um curso de 2ª opção, os candidatos que tenham interesse deverão efetuar a matrícula para garantir a vaga e poderão vir a ser convocados para o curso de 1ª opção, nas chamadas seguintes, desde que surjam vagas. Importante: os candidatos matriculados em cursos de 2ª opção que vierem a ser convocados para sua 1ª opção nas chamadas futuras, e efetivarem sua matrícula, terão a matrícula na outra universidade cancelada automaticamente.

Os convocados para matrícula em cursos da UFSCar deverão acessar esse link para fazer a matrícula e seguir as orientações do tutorial elaborado pela Divisão de Gestão e Registro Acadêmico da Universidade. A documentação exigida para matrícula também está disponível no Edital da UFSCar.

Os convocados para cursos da Unicamp deverão realizar sua matrícula online neste link, utilizando seu número de inscrição, data de nascimento e a mesma senha utilizada na inscrição. Após o login, os convocados deverão carregar os documentos exigidos para o ingresso, conforme Edital da Unicamp, e efetivar sua matrícula no curso. A Diretoria Acadêmica da Unicamp preparou um plantão de dúvidas sobre a matrícula, via Google Meet, no dia 23 de fevereiro (o link pode ser consultado na página da Comvest).

Imagem de capa
Audiodescrição. Foto: Antonio Scarpinetti. Em área interna, imagem close-up e em perspectiva de cerca de 20 medalhas de bronze, em formato quadrado, com cantos arredondados e com cordão de pescoço lilás, que se encontram dispostas sobre uma mesa. Elas estão agrupadas alinhadas e bastante próximas umas das outras, de forma a cobrir toda a superfície da mesa. Nos cordões se lê OBMEP escrito em branco, e nas medalhas há um desenho de rosto em baixo relevo. Imagem 1 de 1.

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Atualidades

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente

Cultura & Sociedade

Para o reitor Antonio Meirelles, é necessário um compromisso político em favor da solução e o Brasil pode ter um papel de extrema importância nas soluções ambientais globais 

 

Escritor e articulista, o sociólogo foi presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais no biênio 2003-2004