O movimento de saída para o exterior de profissionais brasileiros altamente qualificados das áreas de ciência, tecnologia e inovação é objeto de uma pesquisa em andamento no Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp), da Unicamp. Podem colaborar com o estudo brasileiros graduados e pós-graduados no campo de CT&I, além de profissionais que atuem tanto em empresas e startups quanto em universidades, institutos de pesquisa, laboratórios e órgãos públicos.
Financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e coordenado pela pesquisadora Ana Maria Alves Carneiro da Silva, o projeto visa investigar os perfis sociodemográfico e profissional dessa movimentação, as redes e iniciativas de inserção no exterior e as dinâmicas de cooperação com residentes do Brasil.
Espera-se, com o estudo, descobrir o impacto desse fenômeno para os desenvolvimentos científico e tecnológico do país, fornecendo subsídios para, futuramente, criar oportunidades de ganhos (tanto para o Brasil quanto para os profissionais da área aqui e no exterior) e para a elaboração de políticas públicas.
Interessados que atendam ao perfil da pesquisa encontram mais informações nos seguintes links: