A equipe do Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Campinas (Ciatox) de Campinas alerta sobre a presença de fentanil em casos de intoxicação por drogas de abuso atendidos em unidades de emergência referenciada da Região Metropolitana de Campinas (RMC) durante 2023. Em 6/7/2016, o Ciatox já informava a presença de selos de “LSD” contendo fentanil. No último domingo (19), a Rede Globo divulgou matéria referente à apreensão de fentanil junto a traficantes feita pela Polícia Civil do Espírito Santo.
As análises toxicológicas realizadas pelo Laboratório da Análises Toxicológicas (LTA) do CIATox de Campinas confirmaram a presença de fentanil em casos de uso abusivo de diferentes substâncias psicoativas (SPA) como “K2”, “LSD” e “cocaína”, além de um caso de possível aplicação de golpe com “Boa-noite, Cinderela”.
Diante da presença de fentanil em diferentes SPA, confirmada por exames toxicológicos, o CIATox de Campinas alerta o SAMU e os Serviços de Emergência para o monitoramento da presença de manifestações clínicas sugestivas de intoxicação por opioides, como miose e depressão respiratória e neurológica relacionada ao uso abusivo de fentanil presente em diferentes tipos de SPA.
Nos pacientes que evoluem com síndrome opioide, particularmente depressão respiratória, indica-se o uso do antídoto naloxona. Maiores detalhes sobre as indicações e uso da naloxona nas intoxicações opioides podem ser obtidos no material produzido pelo CIATox de Campinas, disponível neste link.
Por fim, CIATox sugere que, em todos os casos de pacientes com suspeita de abuso de SPA, as amostras biológicas sejam coletadas, se possível, antes dos procedimentos e de uso de medicações, e enviadas para exame toxicológico no LTA do CIATox de Campinas, após contato telefônico inicial com o plantão do CIATox.
Acesse aqui a íntegra do documento.
Matéria originalmente publicada no site da Faculdade de Ciências Médicas.