Começou nesta semana o ciclo de palestras a serem realizadas pela professora Pura Nieto Hernandéz, da Brown University (EUA), dentro da programação da Escola de Verão Brasileira na Grécia, promovida pelo Centro de Teoria da Filologia do Instituto de Estudos Avançados (IdEA) da Unicamp. Na primeira apresentação, a palestrante abordou a Ilíada e a Odisseia, de Homero, atraindo a atenção de pesquisadores da Unicamp atuantes em diversas áreas e do público externo, que pôde participar do evento de forma remota.
Ex-professora da Universidade de Salamanca (Espanha), onde também se graduou (1982) e cursou seu doutoramento (1990), Pura Nieto é docente no Departamento de Estudos Clássicos da Brown University desde 1998, dedicando-se ao ensino de grego e à tradução e concentrando suas pesquisas em Homero, história da língua grega, literatura grega e mitologia. No ciclo de quatro seminários, ela apresenta uma breve introdução à poesia grega produzida entre os séculos VIII a.C. e V a.C. por meio da leitura de uma seleção textos célebres.
Bem impressionada com a recepção em sua primeira visita à Unicamp e com a entusiasmada participação dos alunos, tanto presencial quanto virtualmente, Nieto destaca, em entrevista ao Portal da Unicamp, que o contato com pesquisadores, professores e alunos brasileiros pode permitir que haja colaboração em projetos futuros. Anteriormente, ela já tinha participado de atividades acadêmicas com a professora Isabella Tardin Cardoso, coordenadora adjunta do IdEA e professora do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp.
Entre seus trabalhos mais recentes estão pesquisas sobre metáfora conceitual e sobre mitologia e papiros mágicos, apresentados em congressos, em 2022, na Alemanha e na Espanha. Nas investigações sobre metáfora conceitual, abrangendo o período que vai do século V a.C. ao século I d.C., a professora espanhola se debruçou sobre as metáforas que relacionam a prática da poesia com o trabalho de confecção de um tecido, atribuindo ao poeta poderes mágicos.
“Além da mitologia, tenho interesse em linguística, um campo que se tornou cada vez mais parte da ‘ciência cognitiva’. A metáfora conceitual entra nesse campo”, explica Pura Nieto. “O projeto ao qual quero me dedicar no futuro imediato aborda as personagens femininas de Píndaro. Já publiquei dois artigos sobre esse assunto, mas tive que abandoná-lo por causa dessas outras intervenções.”
Integrando a mesa de abertura do ciclo de palestras, juntamente com o coordenador do IdEA, Christiano Lyra, Tardin Cardoso apontou como fundamental o papel da professora Pura Nieto ao estimular o diálogo de pesquisadores da área de Estudos Clássicos em diversas instituições do mundo e, agora, também do Brasil. A poesia arcaica grega e, principalmente, a obra de Homero, destaca a docente do IEL, tiveram um papel muito importante na formação da literatura e da cultura ocidental. “Além de seu valor literário, para a filosofia e a educação, e as ciências em geral, é inestimável o valor dos poemas homéricos, que foram empregados para a educação dos gregos das gerações seguintes, e, posteriormente, dos romanos (e nas civilizações que se embasaram na romana), em muitos aspectos da vida”, declara Tardin Cardoso.
Flávio Ribeiro de Oliveira, professor de grego clássico e diretor do Centro de Estudos Clássicos do IEL, esteve presente na primeira sessão, realizada no IdEA, e explicou a importância do tema em debate, elogiando a escolha da palestrante por se tratar de uma pesquisadora de muito prestígio e com atuação em universidades de grande peso na tradição dos Estudos Clássicos. “A poesia grega arcaica (Homero, Hesíodo, os líricos) tem um papel fundamental na cultura ocidental. Não só é a mais antiga poesia ocidental preservada, mas seu valor literário, seus temas, suas invenções marcam fortemente toda a evolução da cultura e do pensamento europeus.”
A pesquisadora Érica Angliker, da British School at Athens (Grécia) e membro do Centro de Teoria da Filologia do IdEA, lembra que os antigos gregos foram pioneiros em vários dos gêneros da literatura ocidental e que a poesia épica, a lírica e a pastoral têm raízes profundas na literatura da Grécia arcaica. “Os poemas épicos atribuídos a Homero são considerados a primeira obra existente da literatura ocidental e permanecem gigantes no cânone literário por suas descrições hábeis e vívidas de tantos temas, como a guerra e a paz, a honra e a desgraça, o amor e o ódio.”
Escola de Verão
O ciclo de leituras de Pura Nieto, que sistematiza as obras de alguns dos principais autores do período arcaico, é uma das atrações da edição de 2023 da Escola de Verão Brasileira na Grécia, evento promovido anualmente pelo Centro de Teoria da Filologia. Segundo Isabella Tardin Cardoso, neste ano serão explorados não somente a Atenas arcaica e clássica, mas também a Atenas romana e bizantina. Entre os dias 18 e 20 de maio, no IdEA, Erica Angliker ministrará um ciclo de leituras inédito sobre essas últimas temáticas. Em Atenas, os participantes da escola visitarão novos sítios arqueológicos e coleções relacionadas aos períodos clássico e bizantino, sendo que a programação também terá uma vertente dedicada à recepção de obras clássicas, como o estudo de Atenas tal como retratada pelos exploradores e viajantes do século XVII e XVIII.
“Também teremos novas parcerias como, por exemplo, com a British School at Athens [BSA]. Ainda em Atenas, os alunos farão uma visita guiada pelo laboratório de cerâmicas Fitch, na BSA, um dos mais importantes centros do mundo em arqueologia científica. Na mesma cidade, receberemos a escritora Rebecca Hall, autora do premiado romance contemporâneo A Girl Gone Greek [uma garota que virou grega, 2015], para uma discussão informal sobre as relações entre a escrita e as jornadas na Grécia contemporânea”, revela Angliker.
Segundo Oliveira, na parte formativa teórica haverá palestras sobre a recepção brasileira de obras clássicas, investigando o modo como autores modernos se valem da cultura antiga para produzir novas obras. Essas palestras serão ministradas por Oliveira, abordando Machado de Assis, e pela professora Patricia Prata, do IEL, discutindo Castro Alves. “É importante buscarmos pontos de contato entre a cultura clássica e a formação de uma literatura brasileira, investigando e divulgando a recepção dos clássicos gregos e latinos em autores brasileiros”, afirma o professor.
Prata, que também esteve na sessão inaugural do ciclo de palestras de Pura Nieto, aponta que, além das ações de formação e pesquisa, a Escola de Verão terá atividades de teor extensionista. “Participantes de várias áreas, como História Antiga, Arqueologia e Direito, tanto docentes como discentes, já eram estimulados na edição anterior a atuar em tal disseminação. Mas, para esta edição, a professora Isabella e eu estamos ministrando uma disciplina extensionista inédita, oferecida no âmbito do curso de graduação em Linguística, e que tem como tarefa precisamente divulgar as atividades da área de Clássicas, como as do Centro de Estudos Clássicos, do IEL, e as do Centro de Teoria da Filologia, do IdEA, visando à democratização do conhecimento junto à sociedade.”
O ciclo de leituras Poesia Arcaica Grega, com Pura Nieto, continua nas próximas semanas, sempre às segundas-feiras, das 14h às 16h30, com os seguintes temas: “Hesíodo (Teogonia e Trabalhos e Dias)”, em 10/04; “Elegia (Sólon e Teógnis)”, em 17/04; e “Píndaro”, em 24/04. Toda a programação pode ser acompanhada pelo YouTube do IdEA.