A Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) lançou o projeto de consulta pública das capas do Portal da Unicamp publicadas desde 1997 até o período atual. O acervo forma um banco de imagens, cujo objetivo é preservar a memória da Universidade. Com a disponibilização das capas, é possível visualizar a produção acadêmica da Unicamp nas áreas da pesquisa, ensino e extensão.
O projeto foi concebido pelo então editor do Portal na Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom), Roberto Costa, hoje aposentado, que conservou os registros de 1997 até 2012. Nos anos seguintes, as capas foram preservadas no formato digital pelo designer Paulo Cavalheri.
Segundo Costa, a motivação para preservar a massa documental teve origem no seu hábito de imprimir as capas sempre que havia troca de manchetes. “Eu digo que, se não fosse jornalista, seria historiador. Gosto muito de preservar o que foi construído”, afirma.
Os documentos foram digitalizados e organizados pela equipe do Arquivo da SEC e já podem ser consultados no drive.
Para Maria Cristina Ferraz de Toledo, arquivista da SEC, essa preservação é importante para mostrar a evolução da Unicamp em todas as áreas, além de possibilitar pesquisas futuras com base no material. “É através da preservação dos documentos de arquivo, sejam pessoais ou institucionais, que a história se constrói.”