O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp recebeu, na terça-feira (18), três visitas internacionais: Liza Nembalemba, ministra da Saúde Pública, Higiene e Prevenção da República Federativa do Congo; Sergio Baptista, médico anestesiologista do Centro Hospitalar do Médio Tejo e professor da Universidade de Coimbra, Portugal; e Fernando Machado, cirurgião do aparelho digestivo e do trauma e professor da Universidade da República de Montevideu, a única faculdade pública de medicina do Uruguai.
Liza veio ao HC da Unicamp a convite do Instituto Soleil, que está assessorando o governo congolês na reestruturação da saúde pública no país africano. A ministra visitou as áreas de Radiologia, Radioterapia, Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica e superintendência do hospital, onde foi recebida pela superintendente do HC, Elaine Cristina de Ataíde.
Durante a reunião, Salamon Bicarano, presidente do Instituto Soleil, explicou que a escolha da visita ao HC da Unicamp se deu por diversas razões, entre as quais o fato de o hospital ser referência na formação médica e no atendimento SUS, além de ter um forte parque tecnológico usado no diagnóstico e tratamento dos pacientes.
“Por isso, resolvemos trazer a ministra, juntamente com a comitiva do governo do Congo, para conhecer o hospital e a medicina brasileira. Esperamos, inclusive, estabelecer uma parceria com o HC para a capacitação de profissionais e troca de experiências entre os dois países”, disse Salamon.
Diante da solicitação, a superintendente do HC da Unicamp, Elaine Cristina de Ataíde, salientou ser possível estabelecer parcerias, principalmente na área educacional para a formação de especialistas. “Podem ter certeza de que estaremos aqui para ajudar no que for possível”, ressaltou Elaine.
Uma nova reunião entre o Instituto Soleil e a superintendência do hospital será marcada, futuramente, para definir as parcerias que poderão entrar no projeto de ajuda ao país africano. Em sua saída do hospital, Liza agradeceu a acolhida e se disse muito satisfeita com o que viu, principalmente em termos de tecnologia e equipamentos usados no cuidado dos pacientes.
Já os professores e médicos de Portugal e Uruguai vieram ao Brasil como instrutores do curso de manobras cirúrgicas e anestésicas em Trauma, ocorrido na cidade de Ribeirão Preto, no último final de semana. Eles também participam até hoje (19/4) como palestrantes do 25º Pré-Congresso Brasileiro das Ligas do Trauma (Pré- COLT), na Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (SMCC). O último Pré-COLT, presencial, ocorreu em 2019.
Sérgio e Fernando foram recebidos no HC da Unicamp pelo médico responsável pela disciplina do Trauma, Gustavo Pereira Fraga. Eles visitaram a exposição dos 30 anos da Liga do Trauma e acompanharam a atividade PARTY de prevenção de acidentes, no auditório do HC. Na sequência, conheceram o Laboratório de Habilidades da Faculdade de Ciências Médicas, onde os alunos de medicina têm aula de realidade simulada.