Olhar menos para a doença e mais para a pessoa que tem a doença. Com essa tônica, o grupo criativo O que te assombra? (OQTA?), com o apoio da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, lançou o filme Sete Manhãs. A obra aborda a importância do ensino sobre cuidados paliativos na grade curricular do curso de Medicina visando à formação dos futuros profissionais médicos.
A estreia do filme ocorreu no dia 19 de abril, de forma simultânea, nas redes sociais da OQTA e da FCM, durante o evento de lançamento do livro Cuidados Paliativos: da Clínica à Bioética, editado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo (Cremesp) e que conta com a participação de mais de 60 autores.
Saiba mais sobre o lançamento do livro.
Assista ao documentário:
Na ocasião, foram realizadas visitas a domicílios de pacientes e foram realizados atendimentos no Pronto Socorro e Enfermaria Geral de Adultos do Hospital de Clínicas (HC) e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital da Mulher “Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti” (Caism).
O vídeo conta com depoimentos do sanitarista Flávio César de Sá (falecido em 2022), do geriatra José Carlos Junqueira, da neonatologista Jussara de Lima e Souza, da psicóloga Daniele Pompei Sacardo, da intensivista Cristina Bueno Terzi e dos à época estudantes de Medicina Letícia Godoy da Costa e Klaus Sebastian Weiss Santos.
No contexto das comemorações dos 60 anos da FCM, o diretor da unidade, Cláudio Saddy Rodrigues Coy, explica que o curso de Medicina da Unicamp realizou inovações em sua grade curricular, dentre as quais o ensino horizontal da Ética Médica e dos Cuidados Paliativos durante todo o curso. “Esse é um diferencial do nosso curso. Devemos caracterizar o paciente como uma pessoa que está fragilizada, precisando de uma atenção especial, um cuidado e um carinho”, disse.
Matéria originalmente publicada no site da FCM.
Ficha Técnica:
Argumento, roteiro e direção
Thiago de Souza
Direção de edição e finalização
Júlia Zampierri
Revisão de roteiro e assessoria de produção
Silo Sotil
Design e artes gráficas
Matheus Hass
Revisão de roteiro
Cynthia Araújo
Captação de áudio e vídeo
Mário Moreira da Silva
Marcelo Santa Rosa
Edição e supervisão
Oscar Cardoso Silva Júnior
Música “Sempre tem Ano que Vem”
Thiago de Souza
Danel Battistoni
Participações
Flávio César de Sá
José Carlos Junqueira
Jussara de Lima e Souza
Daniele Pompei Sacardo
Cristina Bueno Terzi
Letícia Godoy da Costa
Klaus Sebastian Weiss Santos
Jean Carlos Oliveira dos Santos