A execução das Bachianas nº 5 de Heitor Villa Lobos pela soprano Lara Ramos e pela Orquestra Unicamp Cello Ensemble marcou a abertura das comemorações dos 40 anos da Prefeitura Universitária, realizada na manhã desta quarta-feira (3), no auditório 5 da Faculdade de Ciências Médicas (FCM). A solenidade reuniu representantes da Coordenadoria Geral da Universidade (CGU), pró-reitores e diretores de unidade e os últimos cinco ex-prefeitos.
“Estamos trabalhando para recuperar a infraestrutura da Universidade, e a Prefeitura tem papel fundamental nesse processo”, disse o reitor, Antonio José de Almeida Meirelles. “E o mais importante é que a Prefeitura está trabalhando para ampliar as ações de sustentabilidade em toda a Universidade”, acrescentou.
Hoje, no campus de Barão Geraldo, 7,5% da energia consumida é de origem solar — a chamada energia fotovoltaica —, e a Universidade tem atuado para ampliar esse índice para 20%. O campus de Limeira tem previsão de utilizar a fonte de energia solar em 30% do total de energia consumida. Meirelles lembrou, ainda, que a Unicamp é uma das poucas universidades brasileiras que participam do mercado livre de energia.
A prefeitura do campus também atua na prestação de serviços de implantação e manutenção de áreas verdes, em ações voltadas à fauna do campus e nos serviços de coleta seletiva, além de promover movimentos de conscientização da comunidade universitária e externa quanto às questões socioambientais.
Formada por uma comunidade estimada em ao menos 45 mil pessoas — entre estudantes, servidores, docentes, terceirizados e a parcela usuária do complexo hospitalar —, a população da Unicamp é maior que a de 70% dos municípios brasileiros. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas), 68,3% dos municípios brasileiros possuem até 20 mil habitantes.
Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
O prefeito Juliano Finelli diz que, por encarar o campus como uma cidade plena, trabalha para enfrentar o maior desafio atual, que é tornar a cidade um ambiente inclusivo, resiliente e sustentável, como preconiza o item 11 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas).
“Os 40 anos da prefeitura podem ser um marco de renovação e ressignificação da prefeitura. Temos vários desafios pela frente, como a incorporação de novas tecnologias, inovações administrativas, de forma a tornar o campus um espaço cada vez mais sustentável”, afirmou o prefeito. “Os desafios são enormes, mas temos expertise e uma equipe de qualidade, capaz de responder às demandas que surgem no nosso dia a dia”, concluiu.
O planejamento estratégico estabelecido pelo prefeito definiu 13 projetos que se transformaram em prioridade para desenvolvimento no período de 2022 a 2025. Entre eles, estão o objetivo de garantir a sustentabilidade orçamentária, financeira, operacional e de infraestrutura da universidade e o aperfeiçoamento e modernização do modelo de gestão administrativa e acadêmica que garanta o desenvolvimento das atividades-fim da Universidade.
A coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, lembrou justamente a contribuição da prefeitura para a operacionalização das atividades na Universidade.
“Vocês fazem um trabalho silencioso, mas de extrema importância para o desenvolvimento das ações-fim da Universidade. Os profissionais que atuam na Prefeitura trabalham de forma decisiva para o bem-estar de cada um da comunidade”, afirmou ela. A Prefeitura Universitária conta com 125 funcionários.