O Sistema de Bibliotecas da Unicamp (SBU) acaba de lançar um guia que vai permitir a professores, pesquisadores e estudantes o acesso rápido a e-books que tratam de temas relacionados aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Noções Unidas).
O guia traz uma compilação de todo o material que trata do assunto, material esse que passa a ser disponibilizado pela Universidade por meio dos principais editores do mundo – como Cambridge, Oxford. J Stor, Springer, entre outros. Hoje, a Universidade conta com aproximadamente 70 mil e-books sobre o tema, todos disponibilizados à comunidade universitária por meio do SBU.
O acesso ao conteúdo completo dos e-books, no entanto, só poderá ser realizado a partir de computadores, tablets e celulares conectados à rede da Unicamp. No caso de acesso remoto, é necessário conectar-se ao VPN Unicamp.
Organizado pelo Centro de Recursos de Aprendizagem (CRA), o material está hospedado na Biblioteca Digital da Unicamp (BDU) e pode ser baixado, utilizado e replicado a partir de um link.
A coordenadora do CRA, Michele Lebre de Marco, explica que a metodologia utilizada para a organização dos conteúdos implicou a realização de pesquisas com palavras-chave, pré-definidas para cada um dos 17 ODS. O modelo foi repetido para cada coleção de e-books, de acordo com o editor fornecedor do conteúdo.
Segundo ela, o tema dos ODS foi escolhido pelo CRA pelo fato de a sustentabilidade ter se consolidado como um dos temas de maior destaque dentro da Universidade. “Essa ideia do guia nos pareceu uma forma eficiente de contribuir para o empenho da Universidade em fortalecer a agenda 2030”, disse. “Esse é um assunto de extrema importância para a Universidade”, argumentou.
Segundo dados do anuário editado no final de 2022, as pesquisas da Unicamp vinculadas aos 17 ODS da ONU geraram impacto acima da média mundial na maioria dos seus eixos.
O principal destaque da Unicamp entre os ODS é o que trata da saúde e do bem-estar (Objetivo 3). Numa indicação do tamanho da resposta à crise sanitária gerada pela pandemia de covid-19, a Unicamp bateu a marca de 4.620 publicações sobre aquele tema, com impacto acadêmico 37% acima da média mundial.
Na área de energia limpa e acessível (Objetivo 7), foram 1.536 publicações, com impacto 16% superior à média mundial. Já no item que trata da indústria, inovação e infraestrutura (Objetivo 9), foram 876 publicações – 28% acima da média global.
Em outros oito objetivos, a pesquisa na Unicamp ficou acima da média mundial.
Veja aqui quais são os 17 ODS.
A coordenadora lembrou ainda que há muitos grupos de pesquisa na Unicamp tratando dos ODS e que o guia pode ser uma ferramenta extremamente útil, já que vai facilitar o acesso a inúmeras fontes de pesquisa de forma mais ágil. “O guia reforça o papel de apoio que o sistema de bibliotecas desempenha na Universidade”, resume.
O SBU faz um alerta: caso seja identificada alguma dificuldade de acesso a algum conteúdo, o usuário deve reportar o problema utilizando o e-mail sbucra@unicamp.br.
Outros guias
Michele Lebre de Marco diz que o guia dos ODS pode ser o primeiro de uma série de outros a serem eventualmente criados. “Esse guia abre um leque enorme de possibilidades. Poderemos definir os assuntos ou os temas e criar outros guias específicos”, lembra.
A coordenadora disse também que o SBU possui uma vasta coleção de fontes de informação em seu acervo digital. São 322.285 e-books de aquisição perpétua, 453.279 e-books disponíveis em coleções por assinaturas, 66 bases de dados de pesquisa e 2.838 periódicos científicos.