Representantes do grupo global de certificação de produtos PCN Limited, da Coreia do Sul, foram recebidos em audiência na tarde desta segunda-feira (22) pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles.
Na pauta, eles discutiram projetos de mobilidade a partir da energia elétrica. Antes da reunião com o reitor, os empresários coreanos visitaram a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) e a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), onde também conheceram projetos de mobilidade a partir de energia limpa.
A certificadora de produtos PCN conta também com uma fundação, por meio da qual pretende fomentar o intercâmbio entre as instituições de ensino e pesquisa do Brasil e da Coreia e também com organismos governamentais coreanos.
“Nosso objetivo é ajudar na infraestruturação da mobilidade elétrica no Brasil”, disse o diretor executivo da PCN Brasil, James Kwak.
“Somos também uma organização não governamental chamada FMC, que poderá fazer a ponte entre o governo coreano, as instituições de ensino da Coreia, juntamente com as empresas coreanas do setor de mobilidade elétrica, para auxiliar no desenvolvimento de um sistema de mobilidade elétrica no Brasil. Para que essa modalidade deixe de ser um projeto, mas se transforme em uma realidade a curto prazo no país”, acrescentou ele.
Além de James Kwak, participaram do encontro o diretor executivo da PCN Limited e fundador da FMC Benedict Son, o professor da FEEC Leonardo de Souza Mendes e o aluno de doutorado Luciano Eduardo Caciato, além dos pesquisadores Celso Morooka e Sergio Bordalo da FEM.
O grupo apresentou aos coreanos o projeto que foi chamado de “Mobilidade Urbana através de e-bikes e e-triclyces para idosos e deficientes físicos com o emprego de energias renováveis”, que está em desenvolvimento na Unicamp.
O reitor Antonio Meirelles disse estar aberto a conhecer projetos que possam gerar impactos positivos na sociedade.