A Unicamp se destaca em ações voltadas ao desenvolvimento econômico, industrialização sustentável, emprego decente e inovação. A constatação é do ranking THE Impact, realizado pela consultoria britânica Times Higher Education, que avalia o impacto dos trabalhos desenvolvidos por universidades de todo o mundo para alcançar os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (1/6).
Para cada ODS, é atribuída uma pontuação às universidades participantes do ranking. As maiores notas da Unicamp foram nos ODS 8 — Trabalho Decente e Crescimento Econômico, com 70,2 pontos de um total de 100, item que põe a universidade em primeiro lugar entre as instituições brasileiras; e ODS 9 — Indústria, Inovação e Infraestrutura, com 89,6 pontos, o que coloca a Unicamp na terceira posição no país e na 82ª colocação entre as 1.591 instituições consideradas.
No ranking geral, que considera as pontuações obtidas nos 17 ODS analisados, a Unicamp obteve 79,9 pontos, ficando entre as 300 universidades de maior impacto do mundo. O índice é um pouco menor do que o registrado em 2022, quando a pontuação obtida foi 82,1, mas há que se considerar o aumento no número de universidades participantes da pesquisa, de 1.410 no ano passado para 1.591 neste ano.
No país, a Unicamp é a terceira colocada, ao lado das Universidade de Brasília (UnB) e Estadual Paulista (Unesp), que também figuram entre as 300 de maior impacto. No mundo, as instituições de maior impacto avaliadas pelo ranking 2023 foram a Western Sydney University, na Austrália; a Universidade de Manchester, no Reino Unido, e a Queen’s University, no Canadá. No Brasil, a Universidade de São Paulo (USP) ficou na primeira posição nacional e está entre as 200 de maior impacto no cenário mundial.