O que são os movimentos sociais? A democracia? O fascismo ou a uberização do trabalho? Explicar termos que estão no debate público e que geram dúvidas é a proposta da série de vídeos “Conceituar”, que a Secretaria Executiva de Comunicação (SEC) – Rádio e TV Unicamp lança nesta quinta-feira, 22 de junho. Os episódios irão ao ar às quintas-feiras nos canais de vídeo da Unicamp (YouTube e Eduplay), além do Portal Unicamp e das mídias sociais da Universidade. Também serão exibidos no Canal Universitário Campinas (canal 10 da TV a cabo).
A primeira temporada, com seis episódios, foi idealizada em 2022 durante o período eleitoral, marcado por uma forte disputa política e pela propagação em massa de notícias falsas, as chamadas fake news. A proposta foi criar uma coleção “primeiros passos” sobre termos relacionados à política, no formato audiovisual. A produção e apresentação estão a cargo do bolsista SAE (Serviço de Apoio ao Estudante) Asriel Santana, aluno do curso de Filosofia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp.
Cada episódio apresenta uma pequena aula sobre o tema, elaborada por professores da Unicamp, além de outros especialistas. Os trechos usados nos episódios foram transcritos e se transformaram em storyboards para a artista visual e animadora Rafaela Repasch, estagiária da SEC e aluna da área de artes visuais da Unicamp. Ela criou cerca de 1.200 desenhos por episódio, além das caricaturas de Asriel e dos professores.
Para a segunda temporada, a série “Conceituar” será incorporada à disciplina Práticas de Extensão em Filosofia (HG651) sob a coordenação do professor Rafael Garcia. A proposta é inovar o programa implementando o formato de entrevistas, no lugar do de animação. A segunda temporada debaterá conceitos da área da ética, abarcando diferentes perspectivas filosóficas.
Ficha técnica:
Programa Conceituar
Produção: Juliana Oshima Franco e Asriel Santana
Animação: Rafaela Repasch
Edição: Felipe Menani
Coordenação: Patricia Lauretti
Assista ao primeiro episódio sobre Movimentos Sociais: