A reitora em exercício e coordenadora-geral da Unicamp, Maria Luiza Moretti, entregou, nesta quinta-feira (13), o certificado de conclusão ao primeiro grupo de servidores da Depi (Diretoria Executiva de Planejamento Estratégico) formado nos cursos de capacitação oferecidos pela Caixa Econômica Federal (CEF). Realizados na Escola de Educação Corporativa (Educorp), os dois cursos — Análise de Custos e Acessibilidade — reuniram cerca de 60 servidores.
A reitora em exercício avaliou que o acordo entre Unicamp e Caixa é vantajoso para as duas partes. “Considero muito importante essa parceria. Juntos, estamos abrindo novos caminhos, com novos modelos de trabalho, numa demonstração de que duas instituições públicas podem se unir e realizar grandes coisas em conjunto”, afirmou a professora. “Espero que esse seja o primeiro de muitos cursos que venham a ser viabilizados pela parceria”, acrescentou ela.
De acordo com a coordenadora da Gerência de Governo da Caixa, Erica Romaneli, os cursos fazem parte de um programa intitulado “Caixa Políticas Públicas”, que oferece cursos de capacitação a servidores de órgãos públicos — em geral, funcionários de prefeituras e autarquias municipais.
Segundo ela, a Caixa é a mantenedora da tabela do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), que é a referência de preços para obras públicas no país. Além disso, conta com técnicos de grande experiência em análise de planilhas e de custos para obras públicas.
O curso sobre “Acessibilidade”, segundo ela, não se restringiu apenas às normas de acessibilidade previstas em legislação, mas ofereceu orientações sobre como tornar as edificações acessíveis.
Para a administradora da Depi, Thalita de Almeida Mendes, cursos de capacitação como esses oferecidos pela Caixa são de grande importância para a Diretoria, especialmente neste período, em que o número de obras na Universidade tem crescido de forma significativa. “Estamos torcendo para que a parceria se consolide ainda mais e que venham novos cursos”, disse ela.
O coordenador da Educorp, Edison Lins, lembrou a vocação da escola de contribuir para a melhor formação do servidor. “A Educorp tem uma trajetória consolidada no percurso formativo do servidor e, por isso, se empenhou em atender à demanda da Depi”, disse ele. “Com isso, a Educorp avança, visando a melhoria da Unicamp, que é o que, afinal, nos interessa”, complementou.
O superintendente executivo de Governo da Caixa Política Públicas, Fábio Vieira disse ser um “orgulho” para a instituição, firmar convênios e parcerias com a Uniamp. “Esta universidade é um celeiro de grandes mentes do Brasil”, afirmou.
Outros acordos
Em meados do ano passado, a Unicamp firmou um convênio com a Caixa para acompanhamento de obras. À época, seis obras já iniciadas na Universidade, no valor de R$ 54 milhões, passaram a ter acompanhamento técnico-financeiro do banco. Pelo acordo, especialistas da instituição realizam vistorias e avaliações regulares para produzir relatórios a partir dos quais a Universidade poderá determinar os pagamentos previstos no contrato ou exigir adequações.
Entre as obras, estão intervenções no Laboratório de Bioenergia, no projeto do Núcleo de Acessibilidade da Faculdade de Ciências Médicas, da Biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e da nova sede do Arquivo Central do Sistema de Arquivos (SIARQ), todas em Campinas.
Também estão sendo avaliadas as obras do Ginásio Poliesportivo da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), em Limeira, e do prédio da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP).
Conforme as obras avançam, a Caixa atesta o que foi feito e sinaliza se a Unicamp poderá ou não realizar eventuais pagamentos. Caso algo precise ser retificado, a instituição faz apontamento em laudo, e a Unicamp pede a retificação à empresa.
O superintendente de redes da Caixa, José Luiz Pavanelli, disse que pretende ampliar acordos entre a Unicamp e a Universidade Corporativa da Caixa. “Contem conosco. Queremos ampliar, cada vez mais, as colaborações e as parcerias com a Unicamp”, afirmou.