Lançado em novembro passado, o Fórum de Gestores Paepe (Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão) se tornou um organismo oficial da Unicamp nesta quinta-feira (31).
Uma cerimônia realizada pela manhã, no auditório do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais), com a presença do reitor Antonio José de Almeida Meirelles e do chefe do Gabinete do Reitor (GR), Paulo Cesar Montagner, marcou a institucionalização do fórum, que tem por objetivo discutir com órgãos e unidades da Universidade temas de interesse da coletividade.
O fórum, idealizado pelo GR, pela Diretoria Geral de Recursos Humanos (DGRH), pela Escola de Educação Corporativa (Educorp), pelo Serviço de Informações ao Cidadão (SIC) e pelo GGBS, terá o assessor do GR Adilton Dorival Leite como coordenador de seu Comitê Executivo e os gestores Edison Cardoso Lins (Educorp), Maria Aparecida Quina de Souza (DGRH), Luiz Carlos Fernandes Junior (GGBS) e Fábio Rodrigo Pinheiro da Silva (SIC) como membros desse comitê.
De acordo com uma resolução publicada no início de agosto, o fórum pretende se constituir como canal institucional de comunicação. Dentre suas funções constam promover uma maior aproximação da administração superior com os gestores Paepe, permitir a apresentação e a discussão de informações institucionais de interesse da comunidade e propiciar o esclarecimento de ações institucionais.
O fórum será composto por servidores da carreira Paepe que ocupem, formalmente, os cargos de dirigentes de órgãos de administração e de prestação de serviços, por assessores de gabinete, por coordenadores técnicos de unidades, por assistentes técnicos de direção e coordenação e, também, por coordenadores de divisão e de serviço.
Leite lembrou que os gestores Paepe ocupam cargos em órgãos estratégicos de várias unidades e órgãos, “de modo que esse é mais um elemento que justifica a aproximação da administração central com os gestores Paepe. E, por conta disso, entendemos que seria importante institucionalizar o fórum”. “O fórum é extremamente importante e a continuidade do fórum é extremamente importante para a Universidade”, reforçou Leite.
Para Pinheiro, a instituição do fórum trará ganhos para o funcionamento da máquina administrativa. “Haverá ganhos do ponto de vista da eficiência e da transparência. Além disso, o fórum irá estimular a participação do servidor”, argumenta. “Com o aumento na participação, o processo fica mais democrático e as pessoas podem colaborar com sugestões, esclarecer dúvidas etc. Enfim, são muitos os ganhos”, conclui.
Melhorar processos administrativos
O reitor disse que, antes mesmo do início de sua gestão, havia sido alertado para o fato de a Unicamp usar pouco os seus recursos humanos para melhorar os processos administrativos, a integração entre as áreas e a coordenação entre as unidades.
“Isso [o uso dos recursos humanos para atingir os objetivos elencados acima] não é uma coisa que tenha caracterizado a nossa Universidade ao longo dos tempos. Existiam apenas iniciativas isoladas e, por conta disso, a gente tem procurado, digamos assim, liberar a energia interna da Universidade e permitir que as coisas aconteçam e que iniciativas sejam tomadas”, disse.
“Acho que o fórum é o resultado do trabalho dos próprios órgãos e adquiriu, ao longo do tempo, força e penetração. Por isso, concluímos que chegou o momento de promover a institucionalização dessa iniciativa”, afirmou o reitor.
Montagner destacou os desafios enfrentados pela atual administração e disse ter contado, na superação deles, com o apoio dos gestores e o trabalho realizado nos órgãos.
O chefe do GR lembrou ainda dos esforços realizados pelos gestores, fornecendo as bases para a elaboração da política que resultou em reajustes salariais acima da inflação, na implantação do Vale Refeição e no aumento dos valores do Vale Alimentação. “Gostaria de salientar a implantação do Vale Refeição [ocorrida a partir de maio], que foi um trabalho impecável. Muitas vezes, as pessoas não têm ideia da cadeia de esforços que uma ação como essa exige”, disse ele.
Montagner lembrou ainda dos sistemas de progressão de carreira que estão em desenvolvimento na Universidade e que, segundo ele, já atingiram perto de 60% dos servidores. “Eu queria falar sobre o orgulho que temos do trabalho de todos vocês”, disse, dirigindo-se aos gestores.
A periodicidade do Fórum de Gestores Paepe será bimestral, mas o órgão poderá reunir-se de forma extraordinária se isso for necessário.