Estudantes de 20 Estados participam da fase final da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp

Mais de 900 pessoas, entre estudantes e professores do ensino básico divididos em 230 equipes vindas de 20 Estados, participam neste sábado e domingo (2 e 3 de setembro) da fase final da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU), um projeto realizado pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (Imecc) da Universidade.

Neste ano, a competição registrou um número recorde de participantes, mais de 10 mil deles, divididos em 3 mil equipes de todo o país. Os grupos são formados por alunos dos ensinos fundamental (oitavo e nono anos) e médio de escolas públicas e particulares.

Pelo segundo ano, a prova final será realizada presencialmente no sábado e o anúncio do nome dos medalhistas ocorrerá no dia seguinte, permitindo que as equipes, muitas vindas de cidades mais distantes, recebam o resultado pessoalmente em uma cerimônia de premiação a ser realizada no Teatro de Arena, no campus de Campinas (SP).

Os Estados que contam com equipes convocadas são: Alagoas (1), Amazonas (3), Bahia (4), Ceará (44), Distrito Federal (7), Espírito Santo (5), Goiás (8), Maranhão (1), Minas Gerais (18), Pará (3), Pernambuco (21), Piauí (5), Paraná (1), Rio de Janeiro (6), Rio Grande do Norte (2), Rondônia (1), Rio Grande do Sul (1), Santa Catarina (3), Sergipe (3) e São Paulo (93).

A OMU é organizada em dois níveis: Alfa (para alunos dos oitavo e nono anos do ensino fundamental) e Beta (para alunos do ensino médio). Na cerimônia de premiação, serão entregues medalhas de ouro, prata e bronze para, ao menos, 64 equipes. Também haverá premiação pela qualidade da redação, somando 264 participantes medalhistas.

##

Uma olimpíada de matemática diferente

Diferente de outras competições de matemática, a OMU é realizada em equipes compostas por três estudantes, além de um professor responsável. As duas primeiras fases ocorrem online, com duração de uma semana cada. Nessas etapas, os estudantes podem debater e buscar soluções para os problemas apresentados.

Marcelo Firer, membro da comissão organizadora da OMU e professor do Imecc, explica que a proposta é que os participantes respondam às perguntas com argumentação, justifiquem os passos e exponham o seu raciocínio.

“O formato da prova também abre espaço para algo fundamental para um matemático, que é formular e resolver problemas. Assim como nas etapas online, a prova da fase final desafia os estudantes a pensarem e buscarem soluções para os problemas apresentados ”, afirma.

Para viabilizar a vinda de estudantes e professores a Campinas, a comissão organizadora disponibilizou um auxílio financeiro às equipes de escolas públicas – sem processo seletivo – mais bem classificadas em sua região.

Vagas olímpicas

Os estudantes que estão na fase final da OMU participaram das duas etapas online, realizadas entre abril e junho. Os alunos do ensino médio classificados para a última fase em equipe poderão também concorrer a uma medalha individual. O estudante que vier a ser medalhista de ouro, prata ou bronze na prova individual poderá participar do edital de Vagas Olímpicas da Unicamp, que permite ingressar na graduação sem a necessidade de prestar o Vestibular.

Os cursos contemplados pelo edital serão divulgados neste semestre, mas a expectativa da organização é de que sejam vários cursos da área de exatas.

Serviço:

Prova: sábado (2/9) das 8h30 às 13h

Local: salas do Ciclo Básico 1 – Unicamp

Cerimônia de premiação: domingo (3/9) às 14h

Local da premiação: Teatro de Arena – Unicamp

São 230 equipes vindas de 20 Estados que participam neste sábado e domingo (2 e 3 de setembro) da fase final da 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)

Segundo Maria Luiza Moretti, apesar do avanço verificado nos últimos anos, a ocupação de cargos de comando ainda é desigual entre homens e mulheres

Serão quatro anos de parceria, com seis vagas oferecidas a cada ano nos dois primeiros períodos; a oferta sobe para nove beneficiados nos dois anos seguintes

As publicações são divididas de maneira didática nos temas Saúde Geral da Mulher, Saúde Reprodutiva, Saúde Obstétrica e Saúde da Mulher Adolescente