Pular muros com Stella do Patrocínio. É com essa proposta que o Poemo Podcast lançou o seu 33º episódio no dia 6 de setembro de 2023. A artista está entre os 121 nomes selecionados para a 35ª Bienal de São Paulo, cuja abertura aconteceu na mesma data.
O Poemo Podcast é um projeto independente, voltado para o debate de questões críticas e contemporâneas relacionadas à poesia. Sua equipe fixa é formada por cinco integrantes envolvidos com o universo acadêmico: Franklin Morais (professor de Literatura e doutor em Teoria e História Literária pela Unicamp), Júlia Rodrigues (professora de Inglês e doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp), Lucas Facó (sociólogo e doutorando em Teoria e História Literária na Unicamp), Kleber Mazione (professor de Língua Portuguesa e Espanhol e doutorando em Teoria da Literatura na Universidade Federal de Minas Gerais) e Raquel Galvão (jornalista e pós-doc em Teoria Literária e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo).
“No Poemo, fazemos um exercício muito comum nos cursos de Letras, que é o de ler e discutir um texto literário, quase sempre poético, em grupo. Mas procuramos manter uma linguagem bem acessível, para que pessoas que não são da área também possam acompanhar o papo e refletir junto. Alcançamos pessoas do meio acadêmico, como nós, mas também trabalhadores de outras áreas, estudantes etc.", destaca Rodrigues, apresentadora e produtora do Poemo.
Desde abril de 2020, o podcast já promoveu a circulação de textos comentados de vários escritores nacionais, como Adélia Prado, Ana Cristina Cesar, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Ferreira Gullar, Gilberto Gil, Hilda Hilst, Lúcio Cardoso, Manuel Bandeira, Paulo Leminski, Roberto Piva, Torquato Neto e Waly Salomão, e realizou edições especiais sobre a publicação 26 Poetas Hoje e a Semana de 1922. Alguns episódios contaram com a participação de convidados especiais, especialistas na temática da vez.
Stella: mais que poeta
“Stella é mais que escritora ou poeta. Mesmo encarcerada boa parte da vida, se multiplicou em vários campos sociais”, ressalta Anna Carolina Vicentini Zacharias, pesquisadora em Teoria e História Literária na Unicamp, que em 2020 defendeu a dissertação “Stella do Patrocínio: da internação involuntária à poesia brasileira”.
Zacharias, que participa com frequência de cursos e podcasts sobre Stella do Patrocínio, relata no próximo episódio do Poemo a história de uma mulher forte e resistente, que deixou um legado intelectual n’O Falatório (assim a artista descrevia sua produção oral, em parte gravada), narrando a violência institucional e racial que sofreu durante toda a vida e mostrando como pulou e despulou os muros que lhe foram impostos.
Frequentando os registros de áudio hoje em domínio público, realizados por Carla Guagliardi, Denise Correa e Marlene Sá Freire e em parte difundidos no livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome (2001) – organizado pela filósofa Viviane Mosé –, o Poemo Podcast propõe uma conversa que aciona a voz da artista, afastando-a do estigma da loucura e buscando contribuir para a construção de um novo futuro crítico para Stella do Patrocínio.
Cada um de um canto
Ativo desde o surgimento da pandemia em 2020, o podcast possui um formato de gravação que possibilita a cada um estar em um lugar diferente para um papo simultâneo. Utilizando principalmente o software livre de gravação Audacity, Facó, cearense que reside em Campinas (SP), é o responsável por reunir e editar as vozes dos outros participantes: Morais e Galvão, dois baianos que moram no Estado de São Paulo, e Rodrigues e Mazione, mineiros residentes em Minas Gerais.
Integrando também o podcast de entrevistas com escritores Rumor Podcast, Facó explica como o formato inicial do projeto foi se desdobrando em outros: “Temos o formato geral dos episódios principais, mas desde o começo realizamos episódios curtinhos de até 15 minutos conduzidos por apenas uma pessoa, os Minuto Poemo. Os integrantes do Poemo se revezam e também convidam outros leitores. Também já realizamos o Poemo Convida em formato de entrevista”. Facó foi o responsável por entrevistar Antônio Xerxenesky em novembro de 2021.
Lançamento do episódio em www.poemo.org e nas principais plataformas de áudio.