A obra “Golfinho Dançante”, da artista Leani Ruschel, foi doada à Unicamp. A peça compõe-se de materiais naturais recolhidos em ruas e beiras de estrada. Mestra pela Unicamp, Ruschel aposentou-se como professora e, em seu trabalho, sempre buscou conciliar a arte com a educação, incluindo a realização de projetos para a alfabetização de adultos em zonas periféricas de Campinas e em penitenciárias.
A obra doada à Unicamp apresenta materiais de três espécies de árvore: angico-vermelho, pau-ferro e cedro. O pedaço de angico-vermelho foi encontrado em uma rua da Vila São João, em Barão Geraldo, onde a artista mantém seu ateliê. O de pau-ferro, que sustenta o golfinho, estava no mesmo distrito. Já o golfinho é um fragmento de cedro achado nas margens do Rio Negro em Maromba (RJ).
A escultura já havia estado na Unicamp, em exposição na Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau), em 2019. Na inauguração da exposição, a artista relatou ao Portal da Unicamp que, ao utilizar materiais da natureza, busca suscitar um olhar tanto sobre os processos de modificação próprios do meio ambiente como sobre aqueles causados pelo homem. Segundo a artista, uma das características do seu trabalho é interferir o menos possível naquilo que a natureza esculpiu.
O professor da Fecfau Adriano Luiz Tonetti, responsável pela organização da exposição de 2019, mediou o processo de doação da obra.
Leia mais: