As três universidades estaduais de São Paulo — Unicamp, Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Estadual Paulista (Unesp) — realizam nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro a segunda edição do Congresso dos Profissionais das Universidades Estaduais de São Paulo (Conpuesp). O evento será realizado na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), da USP, na cidade de Piracicaba, e tem o objetivo de abrir um espaço aos servidores técnico-administrativos das instituições para que compartilhem projetos e experiências de sucesso implementadas nas universidades. A inscrição de trabalhos já está aberta e pode ser feita pelo site oficial do evento.
“A ideia principal é promover a troca de experiências profissionais de alto nível de nossos servidores em todas as áreas", comenta Paulo César Montagner, chefe de Gabinete do reitor e um dos coordenadores da comissão organizadora do Conpuesp. Este segundo congresso retoma o sucesso da primeira edição, realizada em 2011 no Memorial da América Latina, em São Paulo. Na ocasião, foram reunidos cerca de 1,2 mil profissionais, com a apresentação de 518 trabalhos. "Foi um evento de muito sucesso, com muitos trabalhos apresentados que contribuem com o enriquecimento de nossas unidades", destacou Montagner. Agora, a proposta é tornar o Conpuesp um evento permanente, aos moldes do Simpósio dos Profissionais da Unicamp (Simtec), que ocorre a cada dois anos.
O encontro programado neste ano será o primeiro de uma série de eventos preparatórios que a organização do congresso pretende realizar. Em meados de março de 2024, deve haver uma nova edição em uma das unidades da Unesp no interior do estado, ainda a ser definida. No segundo semestre, será a vez de a Unicamp receber participantes das outras universidades durante a 9ª edição do Simtec. Os eventos se encerram em novembro do próximo ano, com um grande congresso no campus da USP.
Edison Lins, coordenador da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp), e Cristiano Torezzan, professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), ambos integrantes da comissão organizadora, avaliam que, além de ser um momento de troca de experiências, o Conpuesp é também uma iniciativa que valoriza a contribuição dos servidores para a excelência das três universidades no cenário acadêmico. "Também é uma forma de interagirmos com o público externo e de prestarmos contas do trabalho realizado pelas universidades", pontua Lins.
Para Torezzan, esta também é uma oportunidade para o estreitamento de laços entre os profissionais das três instituições. “É uma retomada ao convívio presencial entre as universidades. Tudo está sendo pensado para que o Congresso seja produtivo do ponto de vista profissional e muito agradável socialmente”, afirma.
Cinco eixos
Os profissionais das universidades podem inscrever trabalhos que apresentem projetos inéditos ou com resultados complementares a um projeto já apresentado em sua instituição. Eles devem ter o formato de resumo expandido, com até 6 mil caracteres com espaço, contemplando introdução, objetivo, metodologia, resultados, conclusão, palavras-chave (3 a 5) e referências. O trabalho deve conter também um resumo de até 250 palavras. As propostas devem se enquadrar em um dos cinco eixos temáticos do Conpuesp: Administração, Gestão e Liderança; Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação; Diversidade, Inclusão e Pertencimento; Sustentabilidade; Saúde e Qualidade de Vida.
As propostas submetidas serão avaliadas com uma comissão científica de acordo com os seguintes critérios: cumprimento das normas do evento; qualidade da escrita; impacto, relevância do tema e abrangência do projeto; capacidade de replicabilidade a outros contextos; inovação; integração das áreas envolvidas; continuidade; otimização de recursos. Os resumos aprovados serão apresentados durante o evento no formato de pôster. Os modelos para elaboração dos resumos e dos pôsteres estão disponíveis no site do evento. A impressão dos trabalhos aprovados ficará a cargo da organização do evento.
A programação prévia do II Conpuesp, os links para submissão de propostas e outras informações estão disponíveis no site do evento.