As empresas-filhas da Unicamp bateram recorde de faturamento anual chegando a R$25,9 bilhões em 2023. Isso representa um aumento de 32% em relação ao ano anterior (mapeamento realizado de outubro/2022 a setembro/2023). Além do aumento no faturamento, também foi observado um aumento no número de empregos diretos gerados, sendo que as 1.156 empresas-filhas ativas criaram 47.156 postos de trabalho no ano de 2023, ou seja, 2.532 novos empregos em comparação ao ano de 2022.
Os dados são da Agência de Inovação Inova Unicamp, levantados com base em perguntas do cadastro voluntário de empresas-filhas. A agência acaba de lançar para download em seu site o Relatório de Empresas-Filhas da Unicamp de 2023.
O documento reúne dados consolidados das empresas-filhas com análises e casos de sucesso de alguns empreendimentos fundados por alunos, ex-alunos, docentes ou funcionários da Unicamp, além de empresas criadas a partir de tecnologias da Universidade, conhecidas como spin-offs acadêmicas, ou incubadas e graduadas pela Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp).
“O mapeamento de empresas-filhas da Unicamp teve seu início em 2006 e, desde então, a Inova Unicamp acompanha a progressão e o amadurecimento contínuo desse ecossistema empreendedor, representado principalmente pelos indicadores de faturamento e geração de empregos”, comenta a professora Ana Frattini, diretora-executiva da Inova Unicamp, referindo-se ao mapeamento e aos resultados.
Neste ano, o levantamento da Inova mapeou um total de 1.387 empresas-filhas cadastradas, sendo que 1.156 delas estão em atividade e gerando rendimento e empregos, em sua maioria, próximo às cidades onde estão as unidades de ensino da Unicamp (Campinas, Paulínia, Limeira e Piracicaba).
Nota-se que 93,1% das sedes das empresas estão na região Sudeste. Dentro desse grupo, 95% das empresas têm sua sede localizada no Estado de São Paulo, especialmente nas regiões metropolitanas de Campinas (57,6%) e Piracicaba (3,1%). A segunda maior concentração de empresas-filhas fica na Região Metropolitana de São Paulo (23%).
“Para nós, esse indicador da localização é muito importante por diversos motivos, como a constatação da geração de renda e empregos próximo da Universidade e também a constatação de que muitas dessas empresas continuam seu relacionamento com a Unicamp, participando de eventos ou ainda convênios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) com a Universidade”, analisa o professor Renato Lopes, diretor-executivo associado da Inova Unicamp.
Entre as empresas-filhas que continuam se relacionando com a Unicamp, está a SDAMed, graduada pela Incamp com atuação no setor veterinário e uma linha própria de produtos. A empresa está localizada na cidade de Paulínia, interior de São Paulo, e licenciou neste ano uma tecnologia desenvolvida pelo professor Antônio Augusto Fasolo Quevedo e pelo pesquisador Carlos Alexandre Ferri, ambos da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (Feec) da Unicamp. Trata-se de um neurolocalizador para aplicação de anestesia regional em pacientes. Com a agulha desse aparelho, o profissional diminui a corrente elétrica até saber onde está o nervo e, assim, aplicar o anestésico.
“A minha relação com a Unicamp nos ajuda muito. Quando temos um problema, busco colegas, professores e a indicação de estudantes que possam nos auxiliar. Como ex-aluno e ex-incubado, acredito que essa relação irá gerar ainda mais bons frutos”, argumenta Glauco José Rizzanti Pereira, cofundador e diretor de desenvolvimento da SDAMed e ex-aluno da Feec.
Leia mais sobre a SDAMed em: Com linha própria, empresa-filha da Unicamp oferece equipamentos para área veterinária.
Diversidade, governança e impacto socioambiental nas empresas-filhas da Unicamp
Neste ano, o mapeamento das empresas-filhas da Unicamp, conduzido pela Inova Unicamp, incorporou uma nova categoria de análise: ações de governança ambiental, social e corporativa (ESG, na sigla em inglês) por parte das empresas.
Um total de 101 empresas respondeu a esse quesito após a inclusão da nova pergunta no cadastro voluntário. Delas, 58% afirmaram já possuir pelo menos uma iniciativa relacionada à ESG, enquanto 16,8% estão atualmente desenvolvendo projetos para implementar práticas nessa área.
“Estamos acompanhando a demanda no meio empreendedor de incentivo a mais empresas para terem boas práticas de ESG, sendo que o primeiro passo é conhecer e divulgar casos de sucesso dessas empresas, até mesmo para que elas inspirem outras a incorporarem essas práticas. Essa vem sendo uma atividade interessante, até para conhecermos empresas que nasceram a fim de atender demandas socioambientais”, explica Mariana Zanatta Inglez, coordenadora de empreendedorismo e ambientes de inovação da Inova Unicamp e responsável pelo mapeamento e análise de empresas-filhas da Universidade.
Uma das empresas que nasceu com o objetivo de solucionar problemas e impactar positivamente o meio ambiente e a sociedade é a Atto Ambiental, fundada pela antropóloga Leslye Bombonatto Ursini, que cursou a graduação, o mestrado e o doutorado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp. A empresa presta serviços de assessoria e consultoria em projetos e estudos ambientais que envolvem povos indígenas e quilombolas.
“Nós somos chamados para pensarmos juntos na resolução de problemas sociais. Há algum tempo, por exemplo, era comum se pensar que comunidades presentes em locais onde projetos seriam implantados fossem removidas e se cogitar que antropólogos pudessem ajudar nesse processo. Hoje, a postura é bem diferente na forma de tratar as comunidades tradicionais e o incremento da legislação tem relação com isso. Nosso papel é conhecer as comunidades e encontrar a melhor solução. As comunidades tradicionais estão mais fortalecidas, conquistaram mais espaços”, explica Ursini ao falar sobre o trabalho da empresa.
Leia mais sobre a Atto Ambiental em: Antropóloga empreende na área de assessoria socioambiental.
Mais dados no Relatório de Empresas-Filhas da Unicamp de 2023
Esses são alguns dos dados e empresas-filhas destacados no Relatório de Empresas-Filhas da Unicamp deste ano. O relatório reúne os principais dados gerados pelo mapeamento anual realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp.
É possível se aprofundar nesses dados e acessar outros resultados sobre, por exemplo, investimento, internacionalização e relacionamento das empresas-filhas entre si e com a Unicamp no relatório completo.
Acesse o relatório completo em formato ebook.
O que são empresas-filhas da Unicamp?
Podem compor o ecossistema de empresas-filhas da Unicamp os empreendimentos fundados por pessoas que têm ou tiveram vínculo com a Universidade, tais como alunos, ex-alunos, docentes e funcionários ou ex-funcionários, além de empresas que foram incubadas na Incamp ou criadas a partir de uma tecnologia desenvolvida na Universidade, as chamadas empresas spin-offs acadêmicas.
A Inova Unicamp está com o cadastro aberto para mapear novas empresas de seu ecossistema. O cadastro é gratuito.
Acesse formulário de cadastro.
Sobre a Inova Unicamp
A Inova Unicamp é o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade e atende a todos os campi. A Agência de Inovação da Unicamp foi criada em 2003, com o objetivo de identificar oportunidades e promover atividades que estimulam a inovação e o empreendedorismo, ampliando o impacto do ensino, da pesquisa e da extensão em favor do desenvolvimento socioeconômico sustentado.
A agência apoia a comunidade na proteção da propriedade intelectual da Unicamp, na transferência de tecnologia, na consolidação de convênios de pesquisa e desenvolvimento entre a Unicamp e o setor empresarial. Ela também é responsável pela gestão do Parque Científico e Tecnológico da Unicamp e da Incamp, além de fomentar a comunicação e a cultura de empreendedorismo e inovação com programas de relacionamento institucional e de capacitação.