O reitor da Unicamp, professor Antonio José de Almeida Meirelles, participou, entre 23 e 27 de outubro, da XVI Assembleia Geral e do XIII Seminário Internacional do Grupo de Cooperação Internacional das Universidades Brasileiras (GCUB), realizados em Genebra, na Suíça. O grupo, que reúne 89 universidades brasileiras, tem como missão promover relações acadêmicas, científicas e culturais entre as instituições e os parceiros internacionais por meio da realização de programas, projetos e ações de cooperação multilateral.
Em cinco dias de atividade, os reitores discutiram formas de transformar a universidade em um agente de promoção da cidadania global e a contribuição que as instituições podem dar para o alcance de metas de desenvolvimento sustentável, entre outros assuntos.
No dia 27, o reitor coordenou a mesa que tratou da contribuição universitária aos esforços para atingir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU (Organização das Nações Unidas). Essa mesa contou com a participação da representante da Secretaria de Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, Tânia Mara Francisco. Francisco é diretora de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior (Difes) do MEC desde o início deste ano e falou, em sua palestra, sobre a contribuição das universidades para a realização dos ODS.
"O evento do GCUB foi muito positivo. Sob o comando do professor Emmanuel Tourinho, presidente do grupo (e reitor da Universidade Federal do Pará – UFPA), e de Rossana Silva, diretora-executiva, o GCUB vem tendo um papel de destaque no esforço de ampliar a ação de nossas universidades junto a instituições estrangeiras", disse o reitor da Unicamp.
"Eles já tiveram esse papel na organização da participação brasileira na recente visita a Roma e na audiência com o papa Francisco e repetem esse êxito na realização do evento na Suíça, contando com o apoio da Universidade de Genebra e das embaixadas brasileiras junto à ONU em Genebra e ao governo suíço em Berna", acrescentou Meirelles.
Com o tema "Educação Superior para a Cidadania Global", o encontro colocou os reitores para realizarem um debate estruturado em torno de quatro grandes eixos: o papel do ensino superior na garantia da justiça social e da equidade; o compartilhamento de experiências a respeito da questão de refugiados, migrantes e apátridas na universidade; os caminhos que as instituições de ensino superior precisam trilhar para a promoção da cidadania global; e a contribuição que podem dar para o alcance das metas de desenvolvimento sustentável.
O encontro tratou ainda dos programas de bolsas, das lições deixadas pela pandemia da covid-19 e das formas de reduzir a desigualdade em tempos de crise, além da cooperação entre organizações internacionais de ensino superior de apoio a programas para migrantes, refugiados e apátridas.
"O contato com uma diversidade de universidades de vários países do mundo foi possibilitado pelo encontro, e novos acordos de cooperação foram assinados ou seu encaminhamento, iniciado”, relata o reitor. “Mais uma atividade de que a Unicamp participa, a exemplo da recente missão com visita a seis universidades canadenses, para ampliar nossa internacionalização", completou.
Representantes do GCUB também estiveram na casa do embaixador Tovar da Silva Nunes, representante permanente do Brasil junto à ONU em Genebra.
Confira outras imagens da participação do reitor nos eventos em Genebra: