O professor Valentim Adelino Ricardo Barão, do Departamento de Prótese e Periodontia da Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) da Unicamp, está na cidade de Chongqing, na China, em visita à Southwest University para a abertura do projeto multicêntrico patrocinado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no Brasil, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia da China e pelo Departamento de Ciência e Tecnologia da Índia por meio do Edital Brics 2022.
O projeto contemplado intitula-se “Engenharia de Superfície de Implantes Biomédicos para Prevenção de Infecção por Microrganismos Resistentes a Múltiplas Drogas/Medicamentos” e visa agregar conhecimento nas áreas de ciência de materiais, microbiologia, biologia molecular e medicina regenerativa para consolidar uma nova estratégia terapêutica no combate aos patógenos resistentes a múltiplas drogas e relacionados a casos de infecção em implantes e dispositivos biomédicos.
Na ocasião, inaugurou-se o laboratório Brics Joint Laboratory on Biomedical Materials, um laboratório fruto da parceria entre as três principais universidades envolvidas no projeto: a Unicamp, a Southwest University e o National Institute of Technology Karnataka (Índia), sendo sediado na School of Materials and Energy desta última universidade. De acordo com Barão, a concretização desse laboratório, motivo de muito orgulho pessoal para o professor, certamente trará uma gama de possibilidades de intercâmbio de alunos e professores entre as instituições e o desenvolvimento de pesquisas de ponta na área de Ciência de Materiais, uma vez que a China é de longe o país com a maior produção e a maior expressão científica nessa área do conhecimento no mundo todo. Além dessas três universidades, participam ainda do projeto a Universidade de Guarulhos (Brasil) e a Beijing University of Chemical Technology (China).
A próxima reunião do grupo irá ocorrer em 2024, na Índia, e posteriormente no Brasil. Para finalizar, Barão destaca que, no Brasil, o projeto envolve egressos e alunos do Programa de Pós-Graduação em Clínica Odontológica da FOP (professor João Gabriel Silva Souza, professor Rafael Cavalcante Costa, Bruna Egumi Nagay e Luís Fernando Bandeira), evidenciando a qualidade do programa ao formar seus alunos para um mercado de trabalho altamente competitivo.