Hub TIC Cocen é lançado como modelo para Unicamp

“Eu não tenho dúvidas de que esse modelo é o futuro da Universidade em termos de prestação de serviços de TIC [tecnologia de informação e comunicação] para seus diversos órgãos”, disse o diretor da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic) da Unicamp, Ricardo Dahab, no lançamento oficial do Hub TIC Cocen (Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa), realizado no dia 29 de novembro no auditório da Escola de Educação Corporativa (Educorp) da Universidade. “Agradeço à Cocen pelo pioneirismo e por ter comprado a ideia muito rapidamente. Conseguimos fazer nascer o primeiro hub de TIC da Universidade.”

O projeto do Hub TIC Cocen começou a ganhar forma em fevereiro deste ano. Desde então, foram meses de trabalho conjunto entre a Detic e o sistema Cocen – que contempla 21 centros e núcleos de pesquisa. Agora, a ideia é que o hub sirva de modelo para a implementação de estruturas semelhantes em outros órgãos da Universidade.

“Temos a missão, dada pela reitoria, de pensar uma nova forma de prestar serviços de TIC. E nada melhor do que termos, agora, uma iniciativa já implantada”, disse Dahab. O hub caracteriza-se por ser um ponto de convergência entre os diversos setores e profissionais conectados em rede, fomentando soluções mais inteligentes, colaborativas e sistêmicas. “Esse modelo é preconizado em toda a literatura a respeito de TIC”, acrescentou o diretor da Detic.

##
Da esquerda para a direita, a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel; o diretor da Detic, Ricardo Dahab e administrador de redes e representante da Detic, Sidney Pio de Campos: modelo é o futuro da Universidade

Na Cocen, os hubs já se tornaram uma marca da atual gestão. O modelo está sendo implementado também na área de Recursos Humanos (RH) e outros casos estão em fase de estudos prévios. A coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel, destaca que os hubs representam um diferencial inovador e se inserem no objetivo mais amplo de promover a convergência científica e organizacional entre os centros e núcleos de pesquisa, de maneira condizente com as premissas de interdisciplinaridade que balizam o sistema.

“O lançamento do Hub TIC Cocen resulta de uma construção coletiva extremamente significativa. Trata-se de um projeto alicerçado em vários encontros de troca e compartilhamento de experiências, conhecimentos e perspectivas que mobilizaram os setores de TIC de todo o nosso sistema. Quando realizamos iniciativas assim, superamos as dificuldades de integração, estimulamos a eficiência e fomentamos o desenvolvimento efetivo das nossas potencialidades, tanto como profissionais quanto como instituição”, declarou Maciel.

O Hub TIC Cocen não deslocará fisicamente os profissionais para uma área específica. A ideia é proporcionar um eixo virtual de apoio e integração entre os diversos setores, possibilitada por um trabalho prévio de mapeamento e diagnóstico das principais demandas e características do sistema.

Durante os meses de gestação do projeto, um grupo de trabalho liderado pelo administrador de redes e representante da Detic, Sidney Pio de Campos, visitou todos os Centros e Núcleos do Sistema COCEN para conversar com os profissionais e setores de TIC em cada unidade de pesquisa. "Fomos muito bem recebidos nas visitas. De início, havia dúvidas, mas nossa postura sempre foi de ouvir todos, entender os problemas cotidianos, nunca de impor uma centralização de decisões ou algo forçado", relatou Sidney.

Matéria publicada originalmente no site da Cocen.

A ideia é que o hub sirva de modelo para a implementação de estruturas semelhantes em outros órgãos da Universidade

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional

A aula show com o chef e gastrólogo Tibério Gil sobre o papel da nutrição e da gastronomia na saúde da mulher contemporânea, nesta quinta-feira (7), abriu a programação que se estede até sexta-feira (8)