Marco Antonio Bortoleto, da FEF, foi o vencedor do Prêmio Governador do Estado

O professor Marco Antonio Coelho Bortoleto, da Faculdade de Educação Física (FEF) da Unicamp, foi o vencedor do Prêmio Governador do Estado, na categoria Circo, pelas publicações do grupo de pesquisa Circus, da Unicamp. A cerimônia de premiação aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, na noite de terça-feira (12), onde ele foi representado por sua ex-aluna Caroline Melo Capellato.

“Eu não esperava. Isso foi uma grande surpresa pra mim”, disse Bortoleto do Canadá. “A indicação se deu por minha produção acadêmica e artística na área do circo, mas essa produção é feita em conjunto, por um coletivo, o nosso grupo de pesquisa sobre circo, o Circus da FEF Unicamp. Então o prêmio serve como reconhecimento pelo trabalho desse grupo de pesquisa maravilhoso que tenho desde 2006 na Universidade”, declarou o professor, que retorna em janeiro ao Brasil após um ano no Canadá atuando em um projeto vinculado à Escola Nacional de Circo do Canadá e à Universidade Concordia, em Montreal.

“Continuamos trabalhando firmes e fortes na área do circo. Em dezembro de 2024 faremos a quinta edição de um grande seminário internacional de circo na Unicamp. O próximo ano promete ser um ano muito importante para o circo, para a Unicamp e para todos que atuam nessa área”, comemorou Bortoleto.

##
O prêmio foi instituído em 1950, o tradicional prêmio é uma forma de reconhecimento e estímulo à produção artística e cultural de São Paulo

Instituído em 1950, o tradicional prêmio é uma forma de reconhecimento e estímulo à produção artística e cultural de São Paulo. Com a presença de diversos representantes da cena cultural paulista e da secretária de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado, Marília Marton, a premiação de 2023 contou com o ator Miguel Falabella como mestre de cerimônias.

Bortoleto concorreu com outros quatro projetos na categoria Circo: o Ciclo Autonomia Criativa (Lu Lopes), o espetáculo Herolino, o faxineiro (Erickson Almeida), a mostra Janeiro Brasileiro da Comédia (Jorge Vermelho) e a obra URUBU (Veronica Piccini e Giulia Tateishi). O vencedor de cada uma das 13 categorias recebeu um troféu e a quantia de R$ 35,5 mil, exceto na categoria Instituição Cultural.

Durante a cerimônia de premiação, também houve homenagens especiais a três expoentes da cultura nacional: a atriz Laura Cardoso, com a Medalha Tarsila do Amaral, o desenhista Maurício de Sousa, com a Medalha Mário de Andrade, e Danilo Miranda (1943-2023), por sua atuação durante décadas no Sesc (Serviço Social do Comércio) São Paulo.

Imagem de capa
Em viagem ao Canadá, o docente foi representado na cerimônia de entrega do prêmio pela ex-orientanda Caroline Capellato

Comunidade Interna

Delegação conheceu pesquisas realizadas na Unicamp e manifestou interesse em cooperação internacional