Estudantes brasileiros de 15 anos de idade, avaliados pelo Pisa (sigla em inglês para Programa Internacional de Avaliação de Estudantes), edição 2022, não conseguiram resolver questões muito simples de matemática. Do total, 73% registraram baixo desempenho na disciplina.
Para o professor Miguel Ribeiro, coordenador do Ciespmat (Grupo de Pesquisa e Formação – Conhecimento Interpretativo Especializado do Professor de Matemática), o conhecimento do professor é o que mais impacta os resultados dos alunos. As dificuldades dos estudantes avaliados no Pisa reflete, portanto, as dificuldades dos professores. "Mas que conhecimento é esse que precisamos ter para desenvolver uma prática diferente da que tivemos enquanto alunos?", questiona Ribeiro.
Segundo o professor, é preciso investir em educação continuada para que o ensino da matéria seja "pedagogicamente emocionante e matematicamente inovador, para que os alunos desenvolvam as formas de pensar matematicamente e entender a matemática ao longo do tempo, e não de forma compartimentada como a maioria de nós aprendeu". Isso significa entender as conexões entre os diferentes temas e tópicos matemáticos. Ribeiro acrescenta que existem muitas deficiências na formação dos professores.
O professor detalha essas questões nesta edição do videocast Analisa.