A entrega do Prêmio Egresso Destaque Unicamp 2023, em sua primeira edição, ocorreu na tarde desta segunda-feira (18), no Centro de Convenções, com a presença de amigos e familiares dos 30 premiados, além de alguns representantes dos agraciados que não puderam participar presencialmente. O reitor Antonio José de Almeida Meirelles e o professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) Cristiano Torezzan, responsável pela criação do prêmio e pela implantação de uma nova política de relacionamento da Universidade com seus ex-alunos, entregaram em mãos os certificados.
Nos últimos meses, cada instituto e faculdade da Unicamp e seus dois colégios técnicos indicaram os alunos egressos que são destaque em sua atuação profissional. Segundo Torezzan, no próximo ano já se estuda a possibilidade de ampliar a premiação para um aluno egresso por curso e não apenas por unidade.
“Ao homenagear os egressos, reconhecemos um dos principais ativos que a Universidade produz para a sociedade”, disse Torezzan. Segundo ele, a Unicamp tem mais de 150 mil alunos egressos. Com a divulgação do prêmio, houve um aumento de 35% no número de inscritos na plataforma Alumini. Foram criadas pela Universidade vantagens para os inscritos na plataforma, entre elas um e-mail permanente do tipo @alumini.unicamp, o acesso à rede sem fio Eduroam (education roaming) e a possibilidade de usar parte do acervo do sistema de bibliotecas da Unicamp.
Para o reitor, o prêmio representa um avanço institucional. Durante a cerimônia, ele traçou um breve histórico da Unicamp e mencionou outros prêmios que já existem, como o Prêmio Zeferino Vaz para destaques em pesquisa, além de premiações para a graduação, a extensão e os cursos técnicos.
Reconhecimento
“Com o Prêmio Egresso Destaque Unicamp queremos, primeiro, reconhecer o sucesso da pessoa que teve sua história marcada pela Unicamp. E, segundo, que o prêmio o motive a ser porta-voz da Universidade. Desejo que esse momento marque essa relação duradoura”, disse Meirelles. “Entregar esse prêmio faz parte do orgulho que eu sinto sendo reitor da Unicamp.”
O reitor também destacou a importância do fundo patrimonial que existe em virtude de doações feitas por ex-alunos e que viabiliza, por exemplo, um programa de bolsas da qual se beneficiam 27 mulheres nas áreas de engenharia, ciência e matemática em situação de vulnerabilidade econômica. Segundo Meirelles, outro exemplo da importância do relacionamento da Unicamp com os seus egressos é a atuação das empresas-filhas, incubadas na Universidade. “São cerca de 1.300 empresas-filhas, que geram 47 mil empregos e faturam R$ 26 bilhões ao ano, dos quais pelo menos R$ 5 bilhões ficam no Estado de São Paulo, valor maior que o repasse de verbas do Estado à Unicamp.”
Também participaram presencialmente da cerimônia a diretora do Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (IFCH), Andréia Galvão, o diretor do Instituto de Artes (IA), Fernando Augusto de Almeida Hashimoto, o diretor do Instituto de Geociências, Márcio Antônio Cataia, o diretor do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), Augusto César da Silveira, e o diretor do Colégio Técnico da Unicamp (Cotuca), Luiz Seabra Júnior . A assistente técnica Camila Medeiros Aguilar conduziu o cerimonial do evento, com o apoio de Simone Turati.
Os premiados
Conheça os vencedores do Prêmio Egresso Destaque Unicamp 2023.
Categoria Colégio Técnico:
– Colégio Técnico de Limeira (Cotil) – Marcella Assis Georgini
Categoria Graduação:
– Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – Augusto Otto Cannataro Farina
– Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (Fecfau) – Filipe Antonio Marques Falcetta: egresso destaque
– Faculdade de Tecnologia (FT) – Francine Côa
– Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) – Guilherme Martineli Sanches
– Instituto de Biologia (IB) – Izadora Mattiello (representada por Yara De La Volpe Mattiello)
– Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – Lilian dos Santos Rahal
– Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) – Márcio Aquiles Fiamengui (ausente)
– Instituto de Computação (IC) – Marcus Voltis Bulach (representado por Eva Voltis e Milton Bulach)
– Instituto de Artes (IA) – Mario Vitor Gouveia Cau (representado por João Carlos Cau e Leonilda dos Santos Gouveia Cau)
– Faculdade de Enfermagem (Fenf) – Marisa Dibbern Lopes Correia
– Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Oswaldo Scopin de Andrade (ausente)
– Instituto de Economia (IE) – Regina Cavini (representada por Vinícius Cavini Lima)
– Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) – Rodrigo Feliciano Martins Pereira
– Faculdade de Ciências Médicas (FCM) – Sandro Baleotti Rizoli (representado por José Bortoto)
Categoria Pós-Graduação:
– Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) – Alex de Souza Rodrigues (ausente)
– Faculdade de Tecnologia (FT) – Alyson Rogério Ribeiro
– Faculdade de Engenharia Agrícola (Feagri) – Américo Ferraz Dias Neto (representado por Maria Luiza Pagnano Dias e Beatriz Helena Pagnano Dias)
– Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) – Ana Flávia Magalhães Pinto (representada por Bethânia Santos Pereira)
– Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) – Camilla Bertuzzo Veiga (representada por Renata Bertuzzo Veiga)
– Instituto de Geociências (IG) – Drielli Peyerl (representada pela professora Silvia Figueiroa)
– Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (Fecfau) – Gustavo Henrique Ribeiro da Silva
– Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) – Jonas Henrique Osório
– Instituto de Computação (IC) – Otávio Augusto Bizetto Penatti
– Instituto de Biologia (IB) – Priscila Orlandini
– Instituto de Química (IQ) – Roberto Rinaldi Sobrinho (representado pelo professor Leandro Martinez e pela professora Camila Rezende)
– Instituto de Economia (IE) – Rogério Ceron de Oliveira
– Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP) – Simone Duarte (representada por Maria Dioceia Marconi Duarte e Luciane Aparecida Duarte)
– Faculdade de Enfermagem (Fenf) – Suellen Cristina Dias Emidio
– Instituto de Artes (IA) – William Teixeira da Silva (ausente)