No último domingo do mês de janeiro é comemorado o Dia Mundial contra a Hanseníase. Por isso, a disciplina de Dermatologia do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp promove atividades em alusão ao Janeiro Roxo, mês de conscientização e combate à doença. As ações incluem a divulgação de vídeos e material informativo sobre a doença, palestras para as equipes de saúde e pacientes e ações nas Unidades Básicas de Atendimento.
De acordo com Andréa Fernandes Eloy da Costa França, dermatologista do HC e professora da disciplina da dermatologia do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica que afeta a pele e os nervos periféricos, causando lesões cutâneas e dormência no corpo, sendo o Brasil o segundo país do mundo em número de casos, com uma média de 30 mil pacientes afetados pela doença, por ano.
Palestras
As palestras com o tema “Vamos falar de hanseníase?” são voltadas aos funcionários da saúde e acontecem em dois nas próximas duas semanas. A inscrição no evento não é obrigatória ao funcionários, mas é aconselhável fazer para estimar o número de participantes. Essas palestras serão no auditório do HC, localizado no 3º andar do hospital.
Palestra para profissionais de saúde
Dia 31/01, às 12 horas: Vamos falar de hanseníase?
Para se inscrever nas palestras, clique aqui
Palestra para pacientes
Dia 30/01, às 13 horas: Autocuidado na hanseníase
Para alunos da Faculdade de Ciências Médicas
Dia 06/02, das 9 às 12 horas: visita a antiga colônia-asilo de Pirapitingui
Diariamente, no ambulatório clínica especializada do HC, haverá videos e material informativo sobre hanseníase para pacientes e acompanhantes durante todo o mês de janeiro.