A Unicamp e a Universidade de Masaryk, da Tchéquia, assinaram dois documentos de cooperação nesta terça-feira (27). O objetivo é aprimorar parcerias entre as instituições e promover a mobilidade estudantil. O acordo ocorreu durante visita da delegação da universidade tcheca à Unicamp.
O reitor da Universidade de Masaryk, Martin Bareš, e o reitor da Unicamp, Antonio José Meirelles, firmaram um Memorando de Entendimento e um Acordo de Mobilidade Estudantil. O primeiro documento visa promover e aprimorar a cooperação entre universidades, reconhecendo os benefícios dos vínculos institucionais. As atividades previstas no acordo incluem treinamento e intercâmbio de docentes; cooperação em atividades de investigação; organização de seminários e reuniões acadêmicas, dentre outras.
O Acordo de Mobilidade Estudantil prevê a mobilidade de dois estudantes, de graduação e de pós-graduação, para a universidade parceira. O número pode ser negociado e acordado entre as universidades.
Para o reitor da Unicamp, são diversas as áreas em que podem ser firmadas parcerias. “Temos muita proximidade entre nossas universidades, e vejo possibilidades de cooperação em muitos aspectos”, afirmou Meirelles.
“Nós, da universidade de Masaryk, sabemos da importância e da necessidade da internacionalização. Embora sejamos um país pequeno e no coração da Europa, para nós, a América Latina e o Brasil são partes importantes do mundo, onde há ótimas universidades reconhecidas”, apontou Bareš, para quem as áreas de farmácia, biotecnologia e cibersegurança são algumas daquelas em que podem ser realizadas cooperações.
Após a assinatura das parcerias, que contou com a presença do professor Rafael de Brito Dias, assessor da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri), o reitor e o diretor de Relações Internacionais da Universidade de Masaryk, Petr Suchý, reuniram-se com representantes de unidades acadêmicas da Unicamp.