O professor Nelson Filice de Barros, do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, foi eleito presidente do Comitê de Pesquisa em Sociologia da Saúde (RC15) da Associação Internacional de Sociologia (ISA). O docente assumiu o cargo em janeiro de 2024 e ocupará a posição até dezembro de 2027. Com a nomeação, Nelson se torna o primeiro brasileiro a presidir o grupo, criado há 60 anos.
As eleições acontecem a cada quatro anos, durante os Congressos Mundiais de Sociologia. Todos os membros do RC15 — cerca de 100 pessoas, de 36 nacionalidades — elegem um comitê gestor, composto por oito membros. Este grupo escolhe internamente presidente, vice-presidente e secretário-tesoureiro. Na eleição de 2018, Nelson foi nomeado secretário-tesoureiro. Em 2023, o docente da FCM foi eleito presidente.
“É uma posição internacional importante. A ISA foi fundada pelo Departamento de Ciências Sociais da Unesco em 1949, com o objetivo de unir sociólogos de todo o mundo, no período pós Segunda Guerra Mundial, porque os cientistas sociais foram vistos como promotores da democracia com suas investigações que problematizaram as circunstâncias que produziram o fascismo”, declarou Nelson.
O docente acredita que sua eleição também se relaciona ao fato de o “Brasil ser uma das frentes de contenção do crescimento das ações da extrema direita no mundo. A ISA continua com esse princípio fundamental de promover a democracia, colocando em debate o estado, as relações de poder, a produção de desigualdades e as políticas públicas”, acrescentou. Além disso, segundo Nelson, a posição é importante porque traz a possibilidade de realizar investigação comparativa numa base transnacional e constituir redes básicas de pesquisa científica, debate intelectual e intercâmbio profissional.