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Estudo aperfeiçoa controle
de qualidade de lubrificantes

ANTONIO ROBERTO FAVA

Alessandra Borin, autora da tese: nova metodologia para monitorar a qualidade do óleoA troca de óleo do carro é algo que tem de ser feito periodicamente. Caso contrário, o desempenho do automóvel pode ficar seriamente comprometido, em virtude da degradação do lubrificante. Durante dois anos, a estudante Alessandra Borin envolveu-se num projeto cujo objetivo é investigar o controle da qualidade de alguns lubrificantes existentes no mercado.

O seu trabalho científico foi analisar lubrificantes automotivos - carros, ônibus e caixas de transmissão - com a finalidade de desenvolver uma nova metodologia para monitorar a qualidade do óleo utilizado. Ela quis saber, por exemplo, se depois de algum tempo de uso no veículo, o lubrificante ainda mantinha ou não os possíveis elementos contaminantes, como água, gasolina, perda de aditivos e líquido de arrefecimento.

Utilizando métodos quimiométricos e espectroscópicos de infravermelho - uma linha de pesquisa recente no Brasil - o que Alessandra busca com o seu projeto é desenvolver uma tecnologia para aperfeiçoar o controle de qualidade de lubrificantes. (A quimiometria é a utilização de métodos computacionais para o tratamento de dados químicos).

As análises são feitas com o espectrômetro, um aparelho que incide uma luz na região do infravermelho sobre a amostra do lubrificante, que pode ou não absorver a luz. Dependendo da quantidade de absorção dessa luz é que são feitas as análises do lubrificante, para se verificar se ainda contém ou não certo nível de qualidade.

A pesquisa de Alessandra transformou-se na dissertação de mestrado Aplicação de quimiometria e espectroscopia no infravermelho no controle de qualidade de lubrificantes defendida recentemente no Instituto de Química (IQ) da Unicamp, sob a orientação do professor Ronei Jesus Poppi, do Departamento de Química Analítica.

"O objetivo básico do meu trabalho foi aperfeiçoar o controle de qualidade de lubrificantes, inclusive na indústria, onde o processo de análise dessa substância é algo muito difícil de ser feito", explica a pesquisadora. Diante disso, elaborando os modelos quimiométricos, a degradação de outras amostras do lubrificante poderá ser prevista com a realização da investigação espectroscópica. Trata-se de um método desenvolvido no IQ que tende, por exemplo, a baratear o custo das análises de lubrificantes, possibilitando atender um número maior de empresas ou indústrias interessadas em monitorar a qualidade do produto que estão usando, explica o professor Ronei. Fora da Universidade, no entanto, há empresas especializadas que trabalham com análises desses produtos. Entre elas, a Shell, a Texaco e a Petrobrás.

As amostras de lubrificantes - cerca de 500 - para os estudos de Alessandra nos laboratórios do Instituto de Química foram cedidas por empresas da região de Campinas. Entre elas a Agip, Rápido Luxo Campinas (que forneceu lubrificantes usados), e a Eaton, de Valinhos, fabricante de caixas de transmissão – que simulam o carro em movimento – que forneceu o material degradado.

Economia - "Investigamos modelos quantitativos e qualitativos que possibilitaram verificar a qualidade dos lubrificantes com veículos rodando nas mais diversas quilometragens: se eles podiam continuar sendo usados ou se deveriam ser trocados. No caso de óleo do ônibus, por exemplo, 33 amostras que haviam sido jogadas fora haviam esvaziado o cárter do veículo. Por esse tipo de veículo, descobrimos que, em apenas oito carros, o óleo precisava ser substituído. Os demais podiam continuar rodando por mais algum tempo. Pelo parâmetro de viscosidade, vimos que oito amostras ainda não se encontravam em fase de degradação. Isso implica um grande desperdício da companhia. Se a empresa tem 200 veículos e a oficina vai esvaziar o motor de todos eles, em média com 30 litros cada, isso se torna bastante oneroso", observa Alessandra.

Outro fato interessante foi avaliar ainda se as trocas são de fato necessárias. Isso para evitar que o motor do veículo se danifique, mesmo porque o lubrificante é essencial para a vida do motor, seja industrial, automotivo ou de qualquer outro tipo.

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