De malas prontas,
passagem comprada, 22 estudantes de engenharia da Unicamp embarcam para a França
esta semana. Eles fazem parte do Programa de Cooperação Internacional,
mantido pela Capes, denominado Graduação Sanduíche. Prefiro
não criar expectativas, declara Alícia Lopes Sanjurjo, do
4o ano de Engenharia de Alimentos. Ela vai passar 13 meses desenvolvendo estágio
no Instituto Nacional Politécnico de Lorena (INPL), em Nancy. No total
98 alunos de engenharia elétrica, mecânica, química e alimentos
de universidades de todo país conseguiram os pontos necessários
para estudar e realizar estágio no exterior. O
Programa oferece, além da oportunidade de morar em outro país, benefícios
como passagem aérea ida e volta, bolsa de estudos, seguro-saúde
durante o período do Programa e auxílio-instalação/deslocamento,
no valor equivalente a uma mensalidade. Os países que participam do Programa
são: Alemanha, Estados Unidos e França. Recepção
Para desejar boa viagem e dar as boas vindas ao grupo que acaba de chegar
ao Brasil pelo Programa, o cônsul-geral francês Jean-Marc Laforêt,
recebeu os estudantes de diversas instituições brasileiras, em sua
residência, em junho último. Recém empossado no cargo, Laforêt,
pretende estreitar os laços de estudantes de graduação com
a França. Estamos no terceiro ano do Programa e já comemoramos
o sucesso, diz. Segundo ele, o governo francês concede 1/5 do total
de bolsas concedidas pela Capes. São mais bolsas que os Estados Unidos,
por exemplo. Laforêt
também lembra que a tradição da França no país
já chega a 80 anos e que nos últimos seis anos os investimentos
em cooperação internacional com instituições de ensino
e pesquisa cresceram muito. Queremos realizar mais iniciativas de intercâmbio,
pois acreditamos que os países envolvidos só tem a ganhar.
Entusiasmo
Giovana Cristina Stein, aluna do 4o ano de Engenharia Química é
uma das contempladas no Programa Graduação Sanduíche. Ela
embarca no dia 15 (domingo) rumo à Escola Superior de Engenharia Química,
também em Nancy. A aluna está entusiasmada com a idéia de
morar em outro país. Nunca havia tido a oportunidade, sempre morou com
os pais em Campinas. Acredito que será um ano de investimento, mesmo
sabendo que terei que interromper o curso na Unicamp. Quando voltam, todos
os alunos devem entrar com requerimentos para conseguir a equivalência das
disciplinas cursadas fora. Justamente
nesta fase é que se encontra o aluno do 5o ano de Engenharia Elétrica,
Dalton Lopes Martins. Ele chegou há alguns meses da Europa como participante
do Programa da Capes e agora tenta a equivalência das matérias para
conseguir concluir o curso até meados de 2002. Foi algo inexplicável,
declara. Seus estudos foram na Escola Supelec, em Paris. Dalton garante que passou
por um período de amadurecimento muito grande. Consegui realizar
estágios em escolas de renome e o estilo de educação lá
é muito diferente do Brasil. Seu interesse maior foi na área
de Telecomunicações. Também voltou falando e lendo bem o
francês. Não há dúvidas que tenho a França
agora como meu segundo país. Em primeiro sempre o Brasil.
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Zap Cursinho abre inscrições para servidores e familiares
Estão
abertas até a próxima terça-feira, dia 24, as inscrições
para o curso Técnicas de Criatividade e Improvisação
para o Vestibular, ministrado pelo Zap Cursinho Pré-Universitário,
destinado a servidores e filhos de servidores da Unicamp interessados em prestar
o vestibular de 2002. As inscrições, pessoalmente ou por telefone,
devem ser feitas na sede do Zap a Rua Bernardino de Campos, 200, no centro. Para
isso, exige-se que o interessado apresente documento que comprove ser filho ou
servidor da Universidade. As
aulas serão ministradas pelos graduandos em áreas de humanas Luciano
Romenius (Unicamp), Luciano Sampaio da Silva e Marcelo Perassolo (Usp). O curso
constitui-se de três encontros, desenvolvidos na sede do Zap, das 19 às
21 horas. Deverão ser formadas duas turmas de 20 alunos. O
objetivo do curso é, segundo Luciano Sampaio, numa primeira instância,
despertar no aluno a importância da criatividade para que possa obter melhor
aproveitamento nos exames vestibulares de universidades públicas. Ele observa
que o curso visa a desmistificar a crença que criatividade é simplesmente
um dom, mas sim uma capacidade humana, que pode ser desenvolvida. No
primeiro encontro, serão passadas aos alunos técnicas teatrais,
com o propósito de resgatar emoções. No segundo encontro,
o núcleo fundamental é a relação entre música,
enredo narrativo e poesia, tendo como base a relação entre a música
clássica e a palavra. No terceiro encontro trabalha-se com a construção
de texto, a partir de uma dinâmica de grupo. Divididos em subgrupos, juntamente
com os alunos, os professores discutem a produção desses textos,
a seqüência iniciada por outros alunos, analisam conceitos, originalidade
e coerência. Luciano
Sampaio salienta que não dúvida, hoje, de que os vestibulares públicos
vêm desempenhando papel importante na criação de um inovador
e eficaz sistema de ensino fundamental e médio. É sugestiva
a idéia difundida pela Comvest da Unicamp a partir de 90 segundo a qual
o aluno a ser valorizado é aquele que revela capacidade de organizar idéias,
estabelecer relações, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses,
características que pressupõem o desenvolvimento da imaginação,
da intuição e da criatividade. E é isso o que nos propomos
a desenvolver com esses alunos, diz ele. Maiores
informações pelos telefones 3237.6745 ou 3234.2894.
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