Assessoria de Imprensa
ramais: 8-5109 e 8-5111
imprensa@unicamp.br
..............Campinas, 29 de abril a 5 de maio de 2002

Acervo

Informática
Publicações
Painel da semana
Em dia
Oportunidades
Eventos Futuros
Teses
Saúde
Serviço
Solenidade
Feminismo
Mostra


INFORMÁTICA

 

Spams invadem rede da Unicamp

Um dos problemas que afligem os internautas chegou à
Unicamp. O Centro de Computação da Unicamp tem recebido dezenas de reclamações por causa das mensagens não solicitadas, os chamados spams. Nestas mensagens, o campo “from” aparece com o domínio “unicamp.br”, fazendo com que o usuário ao receber seja induzido a abrir o e-mail com propagandas e outros tipos de conteúdo. A definição de spam do ponto de vista prático é o envio abusivo de correio eletrônico não solicitado, distribuindo propaganda, correntes e esquemas de “ganhe dinheiro fácil”. Em geral, estas mensagens tentam forçar a leitura pela pessoa que as recebe.

De acordo com o superintendente do Centro de Computação, o professor Hans Lisenberg, por enquanto não existe no Brasil uma ferramenta capaz de conter ou mesmo assegurar que o envio de mensagens seja realmente feito pelo destinatário constante no campo “from”. “A assinatura eletrônica é algo relativamente novo e o governo brasileiro está se preparando para a sua implantação no país, por isso o sistema ainda fica vulnerável”, explica.

Enquanto no Brasil praticamente não existe nenhum órgão que regulamente ou puna este tipo de prática, nos Estados Unidos o envio de spam, em alguns estados, é considerado crime, sendo o autor passível de multa e processo judicial.
Na Unicamp, o Centro de Computação orienta para que não se abra nenhum arquivo que venha anexado a esse tipo de mensagem e que mantenha o antivírus do seu computador atualizado.
.

-----------------------------

Serviço

Existem procedimentos na Internet para gerenciar inconvenientes causados pelo spam. Abaixo reproduzimos algumas orientações práticas.

- Não envie a reclamação para o spammer. Na hora de reclamar, procure enviar sua mensagem para o provedor.

- Ao reportar um spam, mantenha o subject/assunto original também no seu campo subject/assunto. Não altere, reescreva, modifique ou adicione qualquer comentário antes do assunto original.

- Caso deseje adicionar algum comentário, faça-o depois do conteúdo original. O campo subject/assunto é usado para ordenar as mensagens quando da apuração dos incidentes, e alterá-lo significa prejudicar este ordenamento.

- Sua reclamação deve ser a mais concisa possível, evitando citar leis, artigos, fatos, etc, exceto se estiver efetivamente para mover uma ação contra o spammer. Colocar o termo “spam” na primeira linha do corpo já é mais do que suficiente.

- Seja breve, educado e até mesmo formal na sua reclamação. Não leve o caso para o campo pessoal.

- Envie sua reclamação somente para o provedor origem do spam, para o hospedeiro do spammer e/ou para o seu backbone.


PUBLICAÇÕES

 

Editora da Unicamp promove lançamento coletivo

A Unicamp chega à Bienal de 2002 com novidades em sua linha editorial. Além do investimento em produção de CDs como apoio a publicações lançadas em 2001, como Canções de Dinorá de Carvalho, a editora inclui na seleção de dez títulos a ser lançados em 1º de maio, às 15 horas, na arena do estande da Imprensa Oficial do Estado, três fitas de vídeo destinadas a cursos de ensino a distância. Os vídeos Pela trilha de Arquimedes e Observando a Natureza , coordenados por Sueli Costa e Maria Alice Grou; e Separação Química, organizado por Fernando Galembeck, servem como apoio a professores de ensino médio.

Na linha de prestação de serviços à sociedade, a Unicamp lança no palco da bienal o livro Orientações para cuidadores informais na assistência domiciliar, produzido por profissionais de diferentes áreas do Hospital das Clínicas da Universidade. A publicação orienta parentes de pacientes vítimas de doenças graves que em vez de ficar internados recebem assistência em casa. O livro apresenta desde informações sobre organização de agenda contendo dados de serviços necessários aos enfermos até orientações sobre prevenção e acompanhamento de doenças.

A poesia de Álvares de Azevedo ganha espaço nobre também no estande da Imprensa Oficial. A obra sofreu um longo processo de preparação e organização até ser lançada em abril pela Editora. Durante muitos anos de sua vida, o poeta Péricles Eugênio da Silva Ramos ocupou-se de reunir e organizar uma edição crítica de poesias completas de Álvares de Azevedo. Apesar de já ter merecido a atenção de outros editores, a obra deixada por Silva desde 1993, ano em que faleceu, foi revista e preparada pela professora do Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp Iumna Maria Simon. A organizadora entrega ao leitor uma edição com padrão textual mais exigente, revisada. A versão preparada por Iumna está enriquecida com a inserção de poemas inéditos e esparsos, autógrafos, cartas e bibliografia atualizada. Álvares de Azevedo – poesias completas está entre os dez títulos a ser lançados pela Editora da Unicamp em 1º de maio.

O livro Campinas, das origens ao futuro, de Antonio da Costa Santos, foi lançado em várias oportunidades. A próxima será também o lançamento coletivo do dia 1º. A edição de mil livros esgotou-se em menos de um mês, segundo o ex-diretor Luis Fernando Milanez. Somente na noite de autógrafos, em 4 de março de 2002, foram vendidos 300 livros. Para a bienal foram impressos mais mil exemplares.

Outros livros a ser lançados são: Os bancários no mundo da eletrônica e do dinheiro, de Nise Jinkings; Redações do Vestibular da Unicamp de 2002, da Comissão Permanente de Vestibular; A arte de não interpretar com poesia corpórea do ator, de Renato Ferraccini, Canções de Dinorá de Carvalho, de Flávio Carvalho; Minérios e ambiente, de Bernardino R. Figueiredo; e Educação não-formal (co-edição Centro de Memória da Unicamp), organizado por Olga von Simson, Margareth Park e Renata Sieiro Fernandes.