Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 239 - de 1º a 7 de dezembro de 2003
Leia nessa edição
Capa
Saudação ao mestre
Diário de Lisboa
Mouse para deficientes
Trauma ortopédico
Serviços à comunidade
Geográfos: a nova paisagem
Doutorado: fotoquímica
Pesquisa: árvores raras
Unicamp na Imprensa
Painel da semana
Oportunidades
Teses da semana
IFGW: nanomagnéticos
Municípios saudáveis
Impactos do splash
 


Geógrafos mapeiam a
nova paisagem brasileira

Os geógrafos de hoje procuram enxergar além da paisagem. Eles estão atentos ao fluxo de helicópteros e jatos executivos que simbolizam o círculo superior da economia, às novas cidades que nascem em função da instalação de grandes indústrias ao longo das rodovias, às fronteiras agrícolas que se expandem e inspiram propostas para criação de mais estados federativos, aos movimentos populares que resistem a uma indústria cultural que impõe gostos e costumes, ao papel das universidades dentro do cenário de modernidade e contradições socioeconômicas. O professor Márcio Antonio Cataia, do Instituto de Geociências (IG), fala sobre as pesquisas desenvolvidas pelo Geoplan (Laboratório de Investigações Geográficas e Planejamento Territorial) para compreender a nova ordem que está por trás desta paisagem aparentemente confusa.

A mais nova aplicação do splash



Pesquisadores do Instituto de Química conseguiram demonstrar pela primeira vez que o splash, fenônemo produzido pelo choque de uma gota contra um superfície líquida, pode ser aplicado no estudo de redução de atrito hidrodinâmico. Os resultados do estudo, que foi coordenado pelo professor Edvaldo Sabadini, foram publicados na revista Experiments in Fluids.

Alunos desenvolvem mouse

Os alunos Marcio Rogério Juliato e Daniel Ferber, ambos do Instituto de Computação (IC), desenvolveram o protótipo de um mouse para ser usado por pessoas que têm problemas motores. O equipamento tem mais recursos e é mais fácil de operar do que os disponíveis no mercado. O invento foi patenteado.

Estudo revela
espécies raras de árvores

Tese de doutorado da pesquisadora Karin dos Santos revela a descoberta de 16 espécies raras de árvores em fragmentos de matas remanescentes nos distritos campineiros de Sousas e Joaquim Egídio. Nenhuma delas havia sido catalogada em território paulista. O estudo integra o Programa Biota-Fapesp.

De olho no futuro
dos nanomagnetos

Pesquisadores do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW) estão estudando os vários aspectos do nanomagnetos, minúsculos ímãs que têm ampla aplicação na indústria e que já fazem parte do cotidiano das pessoas. O objetivo é conceber novas idéias, processos e modelos que eventualmente possam ter aplicações futuras.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2003 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP