| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 351 - 12 a 18 de março de 2007
Leia nesta edição
Capa
Décio Pignatari
Menção honrosa
Cartas
Mitocôndria
Fibra óptica
Codificação de imagens
Ciência e condição feminina
Síndrome perisylviana
Cultivo da Cana
Adubo
Bebês
Conforto luminoso
Chico Saraiva
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Saúde do cérebro
Materiais porosos
Chico Buarque
 

10

Unicamp na mídia

IDG Now

6 de março - O desenvolvimento de circuitos integrados de alta complexidade virou realidade no Brasil, informou o Ministério da Ciência e Tecnologia nesta terça-feira (6/3). Um processador 8051, um decodificador MP3 e um decodificador MPEG4, peças-chave na composição de equipamentos de TV Digital e multimídia, foram desenvolvidos, respectivamente, por grupos de alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto de Computação da Unicamp e do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Globo.com

5 de março - Entre 1995 e 2005, os jovens de 15 a 24 anos que entraram no mercado de trabalho brasileiro tiveram grande dificuldade para encontrar um emprego. Neste período, 55% dos que procuraram trabalho acabaram engrossando a lista de desempregados no país, segundo pesquisa feita pelo professor Márcio Pochmann, da Unicamp, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O Globo

5 de março - Daqui a menos de duas décadas, em 2025, o Brasil poderá estar em condições de produzir etanol suficiente para substituir 10% de toda a gasolina consumida no mundo. A previsão está no minucioso relatório apresentado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, referente a um estudo em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), segundo informações da assessoria de imprensa da Unicamp.

EPTV

5 de março - A Unicamp abre nesta segunda-feira (5) o Trote da Cidadania, para recepcionar e incentivar os novos alunos ao consumo consciente. Os organizadores estimam que cerca de 1,5 mil bixos participem das atividades. O incentivo à reciclagem é feito a partir do princípio dos “3 R”: reciclar, reutilizar e reduzir.

CBN

5 de março - Os produtos de limpeza “batizados” podem ser facilmente identificados através de uma nova metodologia desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp. O método permite apontar em cinco minutos com precisão, quais substâncias foram empregadas na falsificação. A técnica foi testada com amaciantes, mas pode ser adaptada para analisar detergentes e desinfetantes. Segundo o cientista de alimentos que participou da pesquisa, Rodrigo Catharino, 90% dos produtos vendidos no mercado informal, são adulterados.

Correio Popular

2 de março - Uma vacina, tendo por base o DNA do agente causador da infecção, abre uma nova perspectiva no combate à tuberculose, doença responsável pela morte de 3 milhões de pessoas por ano no mundo. Resultado de um trabalho conjunto de pesquisadores da Unicamp e Universidade de São Paulo (USP), a pesquisa tem por objetivo desenvolver, utilizando recursos da nanotecnologia, um sistema para veiculação e liberação controlada da vacina de DNA, ou gênica, no organismo humano. A principal vantagem do novo produto é que, além da ação preventiva similar à da vacina convencional (BCG), esta tem função também terapêutica.

SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP