IDG Now
6 de março - O desenvolvimento de circuitos integrados de alta complexidade virou realidade no Brasil, informou o Ministério da Ciência e Tecnologia nesta terça-feira (6/3). Um processador 8051, um decodificador MP3 e um decodificador MPEG4, peças-chave na composição de equipamentos de TV Digital e multimídia, foram desenvolvidos, respectivamente, por grupos de alunos do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), do Instituto de Computação da Unicamp e do Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).
Globo.com
5 de março - Entre 1995 e 2005, os jovens de 15 a 24 anos que entraram no mercado de trabalho brasileiro tiveram grande dificuldade para encontrar um emprego. Neste período, 55% dos que procuraram trabalho acabaram engrossando a lista de desempregados no país, segundo pesquisa feita pelo professor Márcio Pochmann, da Unicamp, com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O Globo
5 de março - Daqui a menos de duas décadas, em 2025, o Brasil poderá estar em condições de produzir etanol suficiente para substituir 10% de toda a gasolina consumida no mundo. A previsão está no minucioso relatório apresentado pelo Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe) da Unicamp, referente a um estudo em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), segundo informações da assessoria de imprensa da Unicamp.
EPTV
5 de março - A Unicamp abre nesta segunda-feira (5) o Trote da Cidadania, para recepcionar e incentivar os novos alunos ao consumo consciente. Os organizadores estimam que cerca de 1,5 mil bixos participem das atividades. O incentivo à reciclagem é feito a partir do princípio dos “3 R”: reciclar, reutilizar e reduzir.
CBN
5 de março - Os produtos de limpeza “batizados” podem ser facilmente identificados através de uma nova metodologia desenvolvida por pesquisadores do Instituto de Química da Unicamp. O método permite apontar em cinco minutos com precisão, quais substâncias foram empregadas na falsificação. A técnica foi testada com amaciantes, mas pode ser adaptada para analisar detergentes e desinfetantes. Segundo o cientista de alimentos que participou da pesquisa, Rodrigo Catharino, 90% dos produtos vendidos no mercado informal, são adulterados.
Correio Popular
2 de março - Uma vacina, tendo por base o DNA do agente causador da infecção, abre uma nova perspectiva no combate à tuberculose, doença responsável pela morte de 3 milhões de pessoas por ano no mundo. Resultado de um trabalho conjunto de pesquisadores da Unicamp e Universidade de São Paulo (USP), a pesquisa tem por objetivo desenvolver, utilizando recursos da nanotecnologia, um sistema para veiculação e liberação controlada da vacina de DNA, ou gênica, no organismo humano. A principal vantagem do novo produto é que, além da ação preventiva similar à da vacina convencional (BCG), esta tem função também terapêutica.