| Edições Anteriores | Sala de Imprensa | Versão em PDF | Portal Unicamp | Assine o JU | Edição 351 - 12 a 18 de março de 2007
Leia nesta edição
Capa
Décio Pignatari
Menção honrosa
Cartas
Mitocôndria
Fibra óptica
Codificação de imagens
Ciência e condição feminina
Síndrome perisylviana
Cultivo da Cana
Adubo
Bebês
Conforto luminoso
Chico Saraiva
Painel da semana
Teses
Unicamp na mídia
Livro da semana
Portal Unicamp
Saúde do cérebro
Materiais porosos
Chico Buarque
 

10

Destaques do Portal da Unicamp na última semana

IFGW sedia reunião itinerante
da Câmara de Ensino e Pesquisa

O Instituto de Física Gleb Wataghin foi a sétima unidade da Unicamp a sediar uma reunião da Câmara de Ensino e Pesquisa (Cepe) no contexto da série de reuniões itinerantes que vêm sendo realizadas fora de seu ambiente costumeiro, o salão do Conselho Universitário.

A Câmara, cujas reuniões são mensais, já havia se reunido antes na Faculdade de Odontologia de Piracicaba, no Instituto de Geociências, na Faculdade de Engenharia Química, na Faculdade de Educação Física, no Instituto de Química e na Faculdade de Engenharia Mecânica.

Presidida pelo reitor José Tadeu Jorge, a reunião do dia 6 de março, de número 212, tinha ainda na mesa de trabalhos a presença do coordenador geral da Universidade Fernando Costa, do pró-reitor de Graduação Edgar De Decca, do pró-reitor de pesquisa Daniel Pereira, da pró-reitora de Pós-Graduação Teresa Atvars e do diretor da unidade anfitriã, Júlio César Hadler Neto. A Cepe tem 26 membros titulares.

Professores e funcionários da FEM tiveram a oportunidade de acompanhar as discussões em torno da pauta preparada e distribuída pela Secretaria Geral da Universidade, onde constavam, entre outras matérias, importantes termos de convênios, contratos e acordos de cooperação com instituições públicas e privadas.

Foto: Antonio ScarpinettiA arte inspirada na avó materna
As babuskas, bonecas russas tradicionais, completam o cenário de mais uma viagem pelos contos traduzidos por Malu, Maria Lúcia Neves (foto à direita). Em seguida, outras miniaturas da boneca são oferecidas aos primeiros participantes do curso “A arte de contar histórias e compartilhar memória”, iniciado no dia 1 de março, na Galeria e Arte da Unicamp. Logo, a contadora começa a história de Vassilissa, menina russa cuja mãe, no leito de morte, entrega-lhe uma babuska, pedindo que nunca mostre a ninguém e só a procure ao precisar de ajuda. Malu aconselha seus alunos a seguirem o exemplo da pequena órfã. Dessa forma poética e lúdica, Malu envolve seus ouvintes sempre que inicia um conto. A poética cena da avó contadora de histórias, na cadeira de balanço, foi real na infância de Maria Lúcia Neves. Momentos especiais reproduzidos em sua relação como filho Miguel, com educadores de diferentes iniciativas e com pessoas da idade de sua inspiradora: a avó.

O primeiro grupo a participar do curso foi formado por professores do Programa de Desenvolvimento e Integração da Criança e do Adolescente (Prodecad). A iniciativa é da Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural da Unicamp e deve atender 180 educadores da rede pública de Campinas, com edições de março a junho. De acordo com a diretora da CDC, Maria Irma Hadler Coudry, o curso faz parte do Projeto Unicamp Dia a Dia: “Ciência e Arte para o Desenvolvimento Cultural”, idealizado pela CDC, com o objetivo de aproximar a Unicamp da comunidade.

Veja notas detalhadas.


SALA DE IMPRENSA - © 1994-2007 Universidade Estadual de Campinas / Assessoria de Imprensa
E-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP