Unicamp
Jornal da Unicamp
Baixar versão em PDF Campinas, 25 de março de 2013 a 25 de março de 2013 – ANO 2013 – Nº 555Procedimentos do Faepex agora são informatizados
A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp acaba de informatizar os procedimentos relativos ao Fundo de Apoio ao Ensino, à Pesquisa e Extensão (Faepex). Batizada de Faepex-On line, a plataforma já está em operação. De acordo Ronaldo Aloise Pilli, pró-reitor de Pesquisa, a migração do sistema convencional, em papel, para o eletrônico será feita em etapas. “Inicialmente, apenas os pedidos nas modalidades Auxílio à Pesquisa e Auxílio à Viagem, que estão inseridos na ‘Linha Pesquisa’ e que atualmente perfazem aproximadamente 75% do total de submissões, poderão ser feitos pelo Faepex-On line. Em breve, porém, todas as demandas destinadas ao Fundo serão registradas eletronicamente”, informa. Entre 2009 e 2012, o Faepex registrou um aumento de 40% no número de solicitações, que passaram de 950 para cerca de 1.350.
Momentaneamente, conforme Pilli, as solicitações de Auxílio à Pesquisa e Auxílio à Viagem continuarão sendo aceitas também em papel. “O procedimento deve prevalecer durante um dado período, para que os usuários possam se familiarizar com o Faepex-On line. Entretanto, nós queremos encorajar os solicitantes a já utilizarem a nova plataforma, pois dentro de algum tempo ela será a única ferramenta disponível para essa finalidade”, afirma.
O pró-reitor de Pesquisa explica que a informatização dos pedidos de financiamento trará diversas vantagens. A primeira delas é tornar mais ágil o trâmite das submissões. Pilli explica que o sistema impede o registro da solicitação caso o prazo tenha expirado ou falte alguma informação. “No sistema convencional, nós só tínhamos condição de constatar a falta de um documento, por exemplo, no momento da análise. Isso nos obrigava a devolver o processo ao solicitante, para que ele atendesse à exigência. Com a informatização, esse problema não ocorrerá mais”.
Outro ponto positivo é que a informatização deverá tornar a tomada de decisão mais qualificada. “Como o prazo de tramitação deverá ser reduzido, nós poderemos pedir o parecer de mais de um assessor acerca de uma determinada solicitação. Além disso, esses pareceristas terão como acessar as submissões e registrar suas decisões através da própria plataforma eletrônica, independentemente de onde estejam. No sistema em papel, caso estivessem em viagem, eles não teriam como fazer esse trabalho”, detalha o pró-reitor de Pesquisa.
De acordo com o assessor da PRP, professor Eduardo Miranda, que coordenou a implantação do Faepex-On line, o solicitante terá acesso à plataforma através do mesmo nome de usuário e senha utilizados para entrar no sistema de Controle Acadêmico da Universidade, que é utilizado para registrar notas e frequências nas disciplinas.
Miranda explica que os trabalhos com vistas à informatização dos procedimentos relativos ao Faepex tiveram início em 2011. Uma empresa foi contratada para construir a plataforma eletrônica, com a orientação de uma equipe da PRP. No final de 2012, o sistema, que tem alto grau de complexidade, ficou pronto. No começo deste ano, foram feitos os primeiros testes. “Assim que o Faepex-On line demonstrou um bom desempenho, decidimos colocá-lo no ar. Fizemos um exaustivo esforço para corrigir as falhas que surgiram. Entretanto, se os usuários identificarem algum problema, basta que nos comuniquem, para que possamos corrigi-lo”, informa. O contato pode ser feito por este e-mail: prpfaepex@reitoria.unicamp.br.
Conforme o assessor da PRP, ainda não há prazos para que as demais modalidades sejam inseridas no Faepex-On line, mas a próxima provavelmente será a Auxílio-Ponte. Miranda revelou que em apenas um dia de operação a plataforma registrou a primeira solicitação, enquanto outras três estavam em andamento. “Isso é um bom sinal, pois incida que o sistema está sendo considerado inteligível pelos usuários”. O docente destacou outros pontos que considera positivos acerca da informatização. De acordo com ele, existe um elevado grau de segurança do sistema, que se vale das mesmas certificações do Controle Acadêmico da Universidade.
Ademais, continua Miranda, o Faepex-On line também facilitará a elaboração de relatórios por parte da PRP, visto que quaisquer dados poderão ser acessados por meio de poucos clicks. “Isso sem falar na facilidade para armazenar as informações. Atualmente, os processos ficam guardados em pastas. Agora, eles passarão a ser gravados em discos eletrônicos”, pondera. Na opinião do pró-reitor de Pesquisa, em função das facilidades criadas, o Faepex-Online poderá servir de modelo para outras áreas da administração da Universidade.
O QUE É
O Faepex tem por finalidade prover recursos para o incentivo e o apoio de projetos e atividades de ensino, pesquisa e extensão que contribuam para o enriquecimento da vida acadêmica. O Fundo, que está estruturado em quatro áreas (Tecnológicas, Biomédicas, Exatas e Humanas), é coordenado pelo Conselho de Orientação. Este apresenta ao Conselho Universitário (Consu) um relatório das atividades desenvolvidas no ano anterior. A Comissão Executiva é constituída pelos pró-reitores de Pesquisa, Extensão e Assuntos Comunitários e Graduação, além de oito docentes, sendo dois representantes e um suplente para cada uma das áreas. Eles são responsáveis por deliberar pela aprovação dos projetos submetidos ao Faepex, baseados em pareceres fornecidos por assessores Ad hoc.
O Faepex possui três grandes linhas de concessões. São elas: Linha Pesquisa, Linha Ensino e Linha Extensão. A Linha Ensino dá suporte às atividades de Apoio Didático e Projetos de Aprimoramento de Atividades de Ensino. A Linha Pesquisa, por sua vez, contempla Auxílios à Pesquisa, Auxílios a Viagens, bolsa Auxílio-Ponte, Programa Ciência e Arte nas Férias e Auxílios à Pesquisa para Docentes em Início de Carreira (PAPDIC). A Linha Extensão contempla auxílios a Projetos de Pesquisa Comunitária, Auxílio à Promoção de Reuniões Científicas, Auxílio à vinda de Professores Visitantes, entre outros.