Unicamp
Jornal da Unicamp
Baixar versão em PDF Campinas, 26 de outubro de 2015 a 08 de novembro de 2015 – ANO 2015 – Nº 642Pierre Parlebas recebe título de Doutor Honoris Causa
A Unicamp concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao professor Pierre Parlebas, da Sorbonne de Paris, por sua trajetória acadêmica e por suas contribuições relevantes à educação física contemporânea. O intelectual francês é o criador da “praxiologia motrix”, teoria que contribui para melhor compreender o cenário da educação física, esportes, jogos e atividades físicas. Por conta de sua atuação pluridisciplinar – como professor de educação física, psicólogo, matemático, sociólogo e linguista –, Parlebas é considerado um dos mais influentes pensadores do século 20, tendo suas publicações traduzidas em inúmeras línguas.
Antes do início da solenidade da manhã do último dia 14 de outubro, realizada na sala do Conselho Universitário (Consu), Pierre Parlebas falou a respeito do seu contentamento com a distinção. “Venho com muito gosto a Campinas, para uma Universidade excepcional e com tanto espaço e tantos estudantes, e que me parece até maior do que Sorbonne. Estou muito contente com a distinção. Com meus amigos de outros países, trabalhamos na praxiologia motriz para o desenvolvimento da educação física.”
O homenageado, que na parte da tarde concederia palestra para alunos e docentes na Faculdade de Educação Física, explicou que a ideia principal de sua teoria é de que o desporto e as atividades físicas, além de envolverem o corpo e condutas motrizes, possuem nítidos aspectos relacionados com a inteligência, afetividade e relacionamento social. “A sociomotricidade é um sítio de muitas relações com o corpo, mas a mais importante é a comunicação, pois pelo corpo passam muitas coisas: emoções, agressividade, afetividade.”
Parlebas explica que a praxiologia motrix é uma teoria desenvolvida primeiramente na França, mas que rapidamente atraiu muitos pesquisadores da Espanha, África do Norte e Central, bem como da América do Sul (Argentina, Brasil, Uruguai, Chile). “Fui a todos esses países trabalhar com amigos cientistas. Atualmente, a praxiologia motriz já conta com uma massa crítica e creio que se estenderá por todos os países. Porém, há uma dificuldade, que é o peso da tradição na atividade física, mantendo-se uma ideia simplista ligada somente a desporto e performance. Digo que há mais que isso, que os jogos tradicionais e as atividades físicas desenvolvem toda a personalidade – e não é costume falar sobre isso na educação física.”
O reitor José Tadeu Jorge, tendo conhecido a trajetória de Pierre Parlebas neste momento de concessão do título de Doutor Honoris Causa, atentou para a sintonia entre os propósitos institucionais da Unicamp e a vida que o professor francês dedicou à ciência, formação de pessoas e interdisciplinaridade. “A história que conhecemos hoje torna o professor Pierre Parlebas não apenas detentor de um título, mas alguém que representa o espírito e o conceito da nossa Universidade, na área da educação física. É uma honra recebê-lo como integrante desta pequena galeria de Doutores Honoris Causa.”
Pierre Parlebas atuou por mais de 30 anos na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade de Paris V–Sobornne, obtendo o reconhecimento de professor titular e depois como emérito. Coleciona títulos e honrarias, sendo a mais recente, em 2013, a ordem de “Cavaleiro da Legião de Honra da França” (máxima distinção científica do país europeu). Sua carreira passa por distintas etapas e formações, as quais, em sua especificidade e abrangência, fornecem inúmeras e significativas experiências para a consolidação das teorias que elabora no campo da educação física e do esporte.
(Luiz Sugimoto)