Edição nº 645

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
7
8
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 30 de novembro de 2015 a 13 de dezembro de 2015 – ANO 2015 – Nº 645

Docentes da Unicamp ganham o Jabuti


Dois professores da Unicamp, Roberto Romano, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), e Ennio Peres da Silva, do Instituto de Física Gleb Wataghin (IFGW), foram agraciados com o Prêmio Jabuti de 2015, a mais tradicional premiação da área literária no Brasil, promovida pela Câmara Brasileira do Livro (CBL). Romano foi contemplado com o primeiro lugar na categoria “Tradução”, pelo livro Spinoza Obra Completa, da Editora Perspectiva. São coautores da obra Jacob Guinsburg e Newton Cunha. Peres obteve a terceira colocação na categoria “Engenharias, Tecnologias e Informática”, com o livro Fontes Renováveis de Energia, da Editora Livraria da Física.

O professor Romano considerou a premiação de Spinoza Obra Completa com o Jabuti com um importante reconhecimento ao seu trabalho. Ele fez questão de ressaltar que a tradução da obra, que é composta por quatro volumes, ficou a cargo dos professores Guinsburg e Cunha. “Eu desempenhei mais o papel de consultor, recomendando obras de Spinoza, cedendo alguns livros e dando, por assim dizer, suporte filosófico aos trabalhos. Também tive a oportunidade de escrever o prefácio de um dos volumes, tratando sobre o tema da ética”, disse.

Segundo o docente do IFCH, um aspecto importante de Spinoza Obra Completa é o fato de o livro trazer um compêndio da gramática hebraica, o que ajuda o leitor a entender o contexto no qual os textos bíblicos, minuciosamente analisados pelo filósofo holandês, foram produzidos. “Outro ponto a ser destacado é que é muito importante que, nestes tempos de reduções drásticas do financiamento à pesquisa, uma obra relacionada à pesquisa fundamental seja contemplada com esse prêmio”, considerou Romano.

O professor Ennio Peres afirmou que ficou surpreso, mas muito satisfeito com a premiação do seu livro. “De fato, não era algo que eu não esperava. Mas fico feliz em saber que a obra mereceu esse tipo de avaliação por parte do corpo de jurados do Prêmio Jabuti”. Segundo ele, o livro foi produzido com base numa coleção de imagens e apontamentos apresentados em sala de aula, na disciplina de Planejamento de Sistemas Energéticos, ministrada na Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Para ter tempo de escrever o livro, Ennio Peres teve que recorrer a licenças-prêmios e a período sabático. “Do contrário, não conseguiria dar conta da empreitada”. O docente do IFGW revelou que mais difícil que escrever a obra foi obter imagens para publicação. “No Brasil, a burocracia é muito grande. Por isso é que o livro traz mais imagens de hidrelétricas norte-americanas que brasileiras”.

No livro, Ennio Peres trata sobre as fontes de energia renovável com maior potencial no Brasil, como eólica, hidrelétrica e solar. Há também um capítulo sobre o hidrogênio, assunto no qual o docente é especialista. A obra também compara os impactos provocados ambientais provocados pelo uso das fontes alternativas e as fósseis. “Procurei fazer um texto coloquial, para atingir um público mais amplo. Entretanto, na parte final do livro há anexos que permitem maior aprofundamento sobre os temas abordados”, informou.                            

(Manuel Alves Filho)