Edição nº 665

Nesta Edição

1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12

Jornal da Unicamp

Baixar versão em PDF Campinas, 15 de agosto de 2016 a 21 de agosto de 2016 – ANO 2016 – Nº 665

Vestibular amplia conteúdo


A Unicamp abriu no último dia 8 as inscrições para o Vestibular 2017. Este ano, a principal novidade é a ampliação do número de questões de caráter interdisciplinar – passam de 4 para 12 – na primeira fase, que ocorrerá em 20 de novembro. Nesta etapa, os vestibulandos responderão a 90 questões objetivas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências Biológicas, Física, Química e Inglês. Na segunda fase, que ocorrerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017, os candidatos continuarão respondendo a 6 questões discursivas por prova.

Outra novidade do Vestibular 2017 será a ampliação da abrangência do Programa de Ação Afirmativa para Inclusão Social (PAAIS). A partir deste ano, além dos candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas da rede pública de ensino no Brasil, aqueles candidatos que concluíram o ensino médio pelo Enem também poderão beneficiar-se da pontuação do PAAIS, de acordo com as regras estabelecidas no Edital do Vestibular.

O PAAIS prevê a adição de 60 pontos à nota da primeira fase do Vestibular e mais 20 pontos para candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas e que também tenham cursado escola pública. Além da bonificação na primeira fase, os candidatos que passarem para a segunda fase têm mais 90 pontos na prova de redação e outros 90 nas demais provas da segunda fase. Candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas têm mais 30 pontos na segunda fase, além dos 90, totalizando 120 pontos.

Além disso, segundo o coordenador executivo da Comvest, professor Edmundo Capelas de Oliveira, antes da primeira fase haverá prova de Habilidades Específicas exclusivamente para os candidatos ao curso de Música. Eles deverão enviar entre os dias 2 e 9 de setembro, via internet, vídeos com suas apresentações. Em relação aos demais cursos que exigem habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), essas provas ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro de 2017. Nesta edição, o Vestibular da Unicamp será levado a mais quatro cidades: Botucatu, Bragança Paulista, Marília e Registro.

Matrícula
A divulgação da primeira chamada para matrícula não presencial será feita no dia 13 de fevereiro. A matrícula da primeira chamada, também não presencial, ocorrerá em 14 e 15 de fevereiro. O Vestibular Unicamp 2017 oferecerá 3.330 vagas distribuídas em 70 cursos. “Nossa expectativa é de que cheguemos a um número de candidatos semelhante ao do exame passado, que foi de 77 mil”, estimou o pró-reitor de Graduação da Universidade, professor Luis Alberto Magna. As inscrições poderão ser feitas até 1º de setembro, exclusivamente pela internet. A taxa de inscrição é de R$ 160 e deverá ser paga até dia 2 de setembro.