Destaques do Portal da Unicamp na última semana
TV Cultura exibirá duas
produções da Midiologia
[11/3/2008] Duas produções de alunos de Midialogia da Unicamp estão sendo levadas ao Projeto Campus da TV Cultura e transmitidas no dia 22, às 8h30. O trabalho será reprisado no dia 25, à noite, e se divide em dois blocos de 22 minutos. Envolve um vídeo sobre os 50 anos de carreira do destacado pianista e professor do Instituto de Artes (IA), Hilton Valente, e do violeiro Paulo Freire, um clássico da viola moderna.
Sob a coordenação dos professores Eduardo Paiva e Adilson Ruiz, os trabalhos integram as disciplinas de Oficina de Produção Audiovisual e Projeto de Produção Sonora. A proposta, conforme seus idealizadores, é que sejam levados ao ar de um a dois programas mensais da Unicamp. O projeto da TV Cultura parte de alunos dos cursos de comunicação do Estado. É viabilizado mediante um convênio formal, em que a Unicamp é uma das fundadoras, com outras universidades.
De acordo com Paiva, ainda hoje é muito difícil o acesso à produção dos alunos em TV Aberta. “É, portanto, um ganho para a Midialogia. O trabalho é levado a uma TV com boa qualidade técnica e com características de uma TV Revista de grande alcance”, expõe. “Para os alunos isso será particularmente interessante, pois não pensamos em produções que fiquem na gaveta. Buscamos um componente prático e que este sirva de estímulo a outros projetos”, acredita Paiva.
Curta-metragens - Outra iniciativa do IA que também deve se incorporar à programação do projeto Campus são quatro curta-metragens, na maioria com a participação de alunos que acabam de se formar. O curta mais adiantado, Tempestade, estréia em Campinas em dois meses. Trata-se de uma série de ficção. Este curta também acaba de ser selecionado para o Festival de Roterdam, Holanda, que inicia em abril. “A produção audiovisual, no entanto, não é feita sozinha. É preciso apoio institucional, de empresas e do comércio em geral. Os alunos são os que mais se envolvem nisso”, conta Ruiz.
O quartanista Gustavo Almeida comenta que no vídeo de Hilton Valente nove alunos tiveram participação direta e, em Paulo Freire, quatro. “É desta forma que conseguimos divulgar o nosso trabalho e com o apoio de professores. Depois de formado, pretendo continuar atuando em vídeos”, relata.
Segundo Ruiz e Paiva, o curso de Midialogia tem procurado colocar alunos em contato com a prática do mundo profissional. “Levamos os nossos alunos no Festival Internacional de Curta-Metragem, além de lhes mostrar trabalhos importantes como o Noite de Kino, em que as produções, de no máximo três minutos, são concebidas em apenas 36 horas. “Temos conseguido nos projetar e ao mesmo tempo ser procurados”, revela Ruiz.
Veja notas detalhadas