Untitled Document
PORTAL UNICAMP
4
AGENDA UNICAMP
3
VERSÃO PDF
2
EDIÇÕES ANTERIORES
1
 
Untitled Document
 

Nepp faz balanço do primeiro ano do Profis


12/3/2012 – O Núcleo de Estudos de Políticas Públicas (Nepp) da Unicamp está apresentando um balanço do Profis – Programa de Formação Interdisciplinar Superior, que completou um ano de existência com uma turma inicial de 120 alunos das escolas públicas de Campinas, selecionados a partir das notas do Enem. Com um forte caráter de inclusão social, o Profis é um curso de dois anos de duração, período em que os estudantes recebem uma sólida formação geral, para depois ingressarem diretamente, conforme o desempenho, em um dos 61 cursos de graduação da Universidade.

“Creio que este é o único programa na Unicamp que está sendo avaliado juntamente com sua implementação”, afirma Ana Maria Carneiro, que coordena o estudo do Nepp e do qual participam as pesquisadoras Cibele Yahn de Andrade e Mírian Lúcia Gonçalves. “Criamos uma metodologia em que procuramos avaliar os primeiros resultados do Profis, que tem a proposta de expor os alunos a todos os conteúdos ofertados na Universidade, desenvolvendo habilidades básicas para qualquer formação específica que venham a escolher. E temos a pretensão de acompanhar seus desdobramentos por um longo tempo, de cerca de dez anos, até a conclusão do curso de graduação e o ingresso desses alunos no mercado de trabalho.”

Logo na matrícula para o Profis, as pesquisadoras do Nepp constataram que 40% dos estudantes são de não brancos (pardos e pretos), um percentual 2,7 vezes superior ao de matriculados através do vestibular e ligeiramente acima da distribuição de raça/cor da população de 18 a 24 anos do estado de São Paulo (36%). Em relação à renda familiar per capita, eles apresentam uma renda média 3,6 vezes menor que da população naquela faixa etária do estado. E, quanto à escolaridade dos pais, 77% representam a 1ª geração de suas famílias no ensino superior.

Em seu relatório, as pesquisadoras concluem que, tendo em vista o perfil socioeconômico da primeira turma do Profis, os propósitos de inclusão social foram plenamente alcançados. “É um perfil bem diferente do público que a Unicamp recebe normalmente. E já constatamos, em relação aos ingressantes de 2012, que esses índices praticamente se mantiveram, como por exemplo, de 80% dos alunos formando a primeira geração da família no ensino superior e de 41% de não brancos”, acrescenta Ana Carneiro.

Entretanto, como acesso não é sinônimo de inclusão, a pesquisa do Nepp também vai focar quantos permanecerão no programa, bem como o peso da assistência oferecida pela Universidade através de bolsas, auxílios e outros suportes. “Dos 120 matriculados na primeira turma, 20 deixaram o curso e 100 estão iniciando o terceiro semestre. Quanto aos egressos, tentamos verificar que caminhos tomaram e soubemos que seis ingressaram na graduação através do vestibular (cinco na própria Unicamp). Há um grupo que também tentou o vestibular, mas ainda não sabemos quem passou, e outro do qual não temos informações. Paralelamente, acompanharemos alunos que receberam notas muito próximas dos aprovados no Profis, verificando suas trajetórias.”

Desafios simultâneos
A pesquisadora Cibele de Andrade afirma que o Profis enfrenta dois desafios simultâneos, um deles em relação à heterogeneidade da turma, havendo um grupo com desempenho muito e outro com grandes deficiências, o que oferece um panorama da qualidade do ensino nas escolas da cidade; o outro desafio vem da própria inovação de oferecer, ao mesmo tempo, uma formação geral e multidisciplinar, experiência que não existe em outra universidade brasileira e que é rara mesmo internacionalmente. “É difícil inclusive para nós, avaliadores, pois não sabemos se o problema mais está na heterogeneidade da turma ou nas disciplinas.”

Segundo as pesquisadoras do Nepp, em várias disciplinas a deficiência é anterior ao ensino médio, como em matemática básica. “Essa deficiência é apontada de maneira enfática pelos professores, que já esperavam por isso, principalmente na área de exatas, mas não imaginavam que fosse tanta”, diz Ana Carneiro. “Em alguns casos, os alunos que têm dificuldade em matemática são aqueles que não se interessam por exatas e estão menos motivados a correr atrás do prejuízo”, pondera Cibele de Andrade.

Um aspecto enaltecido pelas autoras do estudo é o enorme empenho dos professores para o sucesso do Profis, a começar pela definição de uma grade com disciplinas inéditas, com base nas habilidades consideradas essenciais a todas as áreas de conhecimento da Unicamp. E, depois, lidando com uma turma grande e de diversificada bagagem educacional. “Os professores dizem que foi o curso mais trabalhoso para preparar, mas que trouxe maior satisfação pelo contato com uma realidade diferente”, lembra Ana Carneiro.

A pesquisadora observa que a própria proposta de formação geral ainda está sendo digerida pelos alunos, que no primeiro semestre foram apresentados a disciplinas como matemática básica, química, produção de texto, língua inglesa e promoção da saúde. “Há alunos que ficaram um pouco assustados e questionam por que precisam aprender matemática se querem fazer história. Outros gostariam que o Profis fosse dividido por grandes áreas, como de exatas e de humanas, o que vai contra o desafio colocado no programa, que é justamente o incentivo para que todos se interessem e sejam capazes de dar conta da variedade de disciplinas oferecidas.”

Mudando de opção
O balanço do Nepp também indica uma mudança significativa na escolha vocacional pelos alunos, por influência da diversidade da grade curricular, das aulas e do contato com professores de diferentes áreas. Se no momento da matrícula 80,5% deles apontaram algum curso de preferência, um segundo questionário aplicado no final do ano registrou que 49% mudaram a opção para outra área do conhecimento. “Esta migração pode reforçar que o Profis realmente tem contribuído para a definição vocacional de seus alunos, ou pode ser uma adequação à real oferta de vagas ou mesmo frente ao desempenho (bom ou ruim) em disciplinas específicas”, conclui o relatório. (Luiz Sugimoto)





 
Untitled Document
 
Untitled Document
Jornal da Unicamp - Universidade Estadual de Campinas / ASCOM - Assessoria de Comunicação e Imprensa
e-mail: imprensa@unicamp.br - Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP