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....MÚSICA
Unicamp
Show resgata talento de Clara Nunes

E ela se foi pra cantar, para além do luar, onde moram as estrelas. E a gente fica a lembrar, vendo o céu clarear, na esperança de vê-la, Sabiá”. Assim cantou um dia a sambista Alcione em homenagem à amiga Clara Nunes, à qual chamava de Sabiá. As lembranças foram guardadas por aqueles que a viram brilhar no palco e nas emissoras de TV e rádio. Pouco lembrada pelo público atual para uma pessoa tão representativa na cultura brasileira, na opinião da cantora Carla Vizeu, ex-aluna do curso de Música Popular Brasileira da Unicamp.

Carla é Clara no show Clarear, com pré-estréia marcada para quarta-feira (dia 9), a partir das 12h30, no auditório do Instituto de Artes da Unicamp. É um musical cênico, segundo a cantora, que tem a responsabilidade de homenagear a artista Clara Nunes, e apresentar tanto interpretações registradas na memória das pessoas, quanto trabalhos desconhecidos pela maioria do público. A artista traz de volta a imagem de Clara Nunes, resgatada desde o figurino até a escolha do cenário, com uma ambientação de um fundo de quintal e de um terrero de candomblé.

Além do resgate, Carla Vizeu apresenta uma Clara que não se limitava à música do candomblé. “Ela tem trabalhos de bossa nova, samba canção, e músicas de Candeia, que apresentaremos no show.”, antecipa. Fazem parte do repertório a ser apresentado pelo grupo composições de Tom Jobim, Chico Buarque de Holanda, João Nogueira e Paulo César Pinheiro que, segundo Carla Vizeu, foram muito bem representadas pela sambista.

Carla é formada em Música Popular Brasileira pela Unicamp. O seu “romance” com o canto começou durante sua participação no coral do Instituto de Biologia (IB) da universidade, quando trocou os experimentos realizados nos laboratórios do IB pelo som que insistentemente ecoava do departamento de música do IA. A nova carreira já está marcada por participações como vocalista em shows de Tânia Alves, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon e Arismar do Espírito Santo. A banda que acompanha a cantora é formada por Eduardo Lobo, aluno do curso de música, no violão de sete cordas; Chico Santana, na percussão; Luciano Baradel, no cavaquinho. A banda foi formada especialmente para a montagem do espetáculo Clarear. “Clarear porque é preciso luz”, justifica Carla. “Porque é preciso a força da luz que existia em Clara para sobreviver neste mundo...”, reforça a musicista no texto preparado para a introdução do show.

....LITERATURA


Enredos da folia registram história brasileira

As histórias resgatadas em sambas de enredo vão desde a mitologia grega até temas da atualidade. Um canto para o grito de Zumbi dos Palmares no centenário da liberdade, um pouco de Maurício de Nassau, as festas de Baco, o contraste entre o luxo e o lixo por Joãosinho Trinta, a história da mulher rendeira e até um “Bye bye, Sarney” ecoaram nos três dias de folia nos carnavais carioca e paulista. O que foi criado com o intuito de divertir, de provocar risos e deixar extasiado qualquer turista, serve para contar parte da história do mundo e toda a história brasileira. As composições, se reunidas em uma coletânea, tornam-se a crônica brasileira.

O que há de sério no riso do povo? No livro Ecos da Folia, a professora do departamento de história da Unicamp Maria Clementina Pereira Cunha narra a história do Carnaval do Rio de Janeiro no final do século 19 e nas primeiras décadas do século 20. Encantos mil? Protesto também. O reinado de Momo, segundo a autora, enlaçava novidades e unia a crítica política e social à diversão. A história carnavalesca contada por Maria Clementina vem acompanhada de relatos sobre as lutas pela abolição, pelos sonhos de monarquistas e republicanos, pelas expectativas dos negros da Cidade Nova, do racismo e das propostas para civilizar o País.

Acompanhado de material ilustrativo, a autora apresenta os personagens que faziam o carnaval na época. Tenentes do Diabo e Pés Espalhados eram as agremiações que garantiam a Festa de Momo aos cariocas. Os mascarados e zé-pereiras, foliões de primeira classe e intelectuais patriotas, e zé-povinho, eram os nomes que acompanhavam os negros dos bairros populares da “cidade maravilhosa”.

O livro de Maria Clementina mostra que, se analisados por olhos críticos, os sambas de enredo, assim como divertir, têm muito a ensinar. A pedagoga Angela Luzia Balthazar lembra que alguns dias após a morte do escritor Carlos Drumond de Andrade, um professor solicitou uma redação sobre o escritor. Apreciadora do carnaval carioca, a então estudante secundarista não titubeou em buscar informações no samba enredo da Escola de Samba Mangueira, composto por Rody, Verinha e Bira do Ponto em seu texto para garantir uma boa nota. Livros como Ecos da Folia podem servir de material de pesquisa em trabalhos de literatura, folclore, cultura popular e história.

 

 
 
 

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