Jornal
da Unicamp Assine
o "Jornal da Unicamp" Semana
da Unicamp Divulgue
sua pesquisa Assine
o "Semana" Divulgue
seu assunto Divulgue
seu evento Outros
Campi Divulgue
sua Tese Cadastro
de Jornalistas Informações
para jornalistas Mídias
Sinopses
dos jornais diários Envie dúvidas e sugestões |
| | | |
| |
| |
| |
| |
|
..............Campinas,
25 de junho a 1 de julho 2001 | |
Unicamp
|
|
| Unicamp |
|
| Unicamp |
....EVENTO |
Unicamp |
Congresso
de Leitura prepara estrutura |
Pela sexta vez
consecutiva a Unicamp será palco do mais importante evento sobre leitura
e educação do país: o Congresso de Leitura do Brasil (Cole).
Este ano os debates e as análises serão centralizados sobre o tema
Com todas as letras, para todos os nomes. O 13( Cole, aberto ao público
de modo geral, será realizado no campus da Universidade no período
de 17 a 20 de julho e constitui de 17 conferências, 15 seminários
e cinco mesas-redondas, reunindo, no mesmo espaço, profissionais da área
de educação e pesquisadores de todo o País, com uma única
proposta: aproximar a prática pedagógica e o trabalho profissional
à pesquisa científica e ao debate universitário.
Além
das conferências e dos seminários, o encontro servirá também
de congregação pessoal, de entretenimento e de vivência. No
Ginásio de Esportes da Unicamp será realizada a Feira de Leitura
e Arte, com a participação das principais editoras brasileiras.
Durante o congresso, haverá lançamentos de livros, sessões
de autógrafos e apresentações artísticas música,
dança, teatro e artes plásticas. De
acordo com organizadores do evento, ao todo são mais de 80 expositores
e 40 horas de atividades, distribuídas nos quatro dias da feira. Também
manterão estandes na Feira de Leitura e Arte as instituições
colaboradoras e co-promotoras do Cole, como a Ação Educativa, Fundação
Nacional do Livro Infantil e Juvenil, Programa Nacional de Incentivo a Leitura
(Proler), Associação dos Professores de Língua e Literatura
(APLL), Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), Instituto
de Estudos da Linguagem (IEL), além da própria Associação
de Leitura do Brasil (ALB). | PROGRAMA | Dia
17 Às 10 horas conferência de abertura do congresso
sobre Educação e participação, ministrada
pelo professor Mário Sérgio Cortella da Puc de São Paulo.
Às 17h30, mesa-redonda sobre Língua e discriminação,
com a participação de Tânia Alkmim (Unicamp-coordenadora),
Gilvan Muller de Oliveira (UFSC), Marcos Bagno (escritor) e Márcio Túlio
Viana (Puc-MG). No mesmo dia, mesa-redonda sobre Leitura e consumo do
livro no Brasil, coordenada por Felipe Lindoso (Câmara Brasileira
do Livro). Conferências: A charge lê o mundo, o mundo lê
a charge, com o chargista Bira; Pesquisa e ensino na formação
do leitor: a parceria entre universidade e escola pública, com a
participação dos professores Liliam Martin da Silva, Norma Sandra
de Almeida Ferreira e Rosália Scorsi (Unicamp).Dia
18 Às 15h50 - mesa-redonda sobre História da leitura,
coordenada pela professora Márcia Abreu, com a participação
de Maria Lajolo (Unicamp), Anibal Bragança (UFF) e Nelson Schapochnik (Unesp-Franca). Conferências:
A língua na imprensa (Sírio Possenti-Unicamp); Os
limites da leitura: corpo e violência (Valdir Barzotto (ALB); Escola
e educação transformadora, Cristiano Digiorgi (Unesp-Presidente
Prudente). Às 117h30 - Conferências O livro didático
de Língua Portuguesa: estratégias pedagógicas, discursivas
e editoriais; Roxane Rojo (Puc-SP); Ler é traduzir, Jorge
Larrosa (Universidade de Barcelona) e João Wanderley Gerardi (Unicamp),
e Literatura e desigualdades, Luiz Carlos Dantas (Unicamp). Dia
19 Às 15h50, mesas-redondas Letramento e desigualdade
social, coordenada por Luiz Percival Leme Britto (Uniso/ALB), com a participação
dos professores Artur Gomes de Morais (UFPe), Antônio Augusto Batista (UFMG),
Vera Masagão (Ação Educativa) e Shirley Silva (ALB); Leituras
cruzadas: história e memória, sob a coordenação
da professora Maria Cristina Menezes (Unicamp), com a participação
de Ana Maria Casassanta (Museu da Escola-MG), Diana Vidal (USP), Luiz Carlos Barreira
(PUC-SP) e Marcos César de Freitas (USF). Conferências: Literatura
e participação social, com a participação do
escritor Bartolomeu Campos Queirós; O compromisso da educação
com as artes, a cultura e a indústria do entretenimento, com Alcione
Araújo (escritor); Leitura e avaliação (Lívia
Suassuna (UFPe). Às 17h30, as conferências A condição
do homem moderno: literatura e desencanto (Fernando Bárcena (Universidade
de Barcelona); Angústia, de Graciliano Ramos (Mário
Eduardo Costa Pereira (Unicamp); Oceanos de informação e pedagogia
de leitura (Ezequiel Theodoro da Silva (Unicamp). Dia
20 Às 14 horas Conferência de encerramento;
Democracia política, democracia econômica, com o senador
Eduardo Suplicy. Além desses eventos, serão realizados no campus
da Unicamp, os quinze seminários com a participação de docentes,
pesquisadores e profissionais de diversas áreas ligadas à educação. |
|
| ....LANÇAMENTO | Dossiê
Os saberes dos docentes e sua formação
O
Centro de Estudos Educação e Sociedade (Cedes) da Faculdade de Educação
(FE) lança no dia 25, às 14 horas nas dependências da FE,
a revista Educação & Sociedade nº 74 com a mesa-redonda:
A pesquisa sobre os saberes dos professores: perspectivas nacionais e internacionais. A
Revista é um dos mais importantes periódicos hoje editados na área
da Educação no País. É publicada desde 1978, quadrimestralmente.
Um número especial temático tem sido organizado a cada ano, desde
1995, além da inclusão de dossiês ao longo do ano. O
Lançamento do nº 74, com o Dossiê Os saberes dos docentes
e sua formação, será marcado com uma profunda discussão
sobre a temática em questão, que contará com a presença
de importantes especialistas da área: Cecília Borges (UFPel), Maurice
Tardif (Universidade de Montreal), Isabel Alice Lellis (PUC-Rio), Glória
Regina Pessôa Campello (Mast/MCT), Célia Maria Fernandes Nunes (UFOP)
e Menga Lüdke (PUC-Rio). Para conhecer o Cedes e a Educação
& Sociedade, visitem o site: www.
cedes.unicamp.br Para
mais informações sobre o evento:: distrib@cedes.unicamp.br
ou pelo fone/fax: 3289 1598. | |
|
| | | |
| |