Fila,
demora e, em muitos casos, facilidade, expectativa. Esses são os impactos
causados pela mudança proposta no transporte fretado de funcionários
da Unicamp. Desde o dia 16 de julho, os motoristas repetem, às 17h30, o
mesmo serviço que é oferecido na chegada dos funcionários,
às 8h30, buscando-os em pontos próximos à sua unidade. Os
23 veículos que fazem o trajeto 1 partem às 17h35 da Avenida Érico
Veríssimo e saem pela guarita da Avenida Adolfo Lutz, próxima à
FCM. Com ponto de partida na Avenida Cecília Meirelles, as 40 linhas que
fazem o trajeto 2 saem pela guarita da Avenida Roxo Moreira, em direção
a Barão Geraldo. Com a proposta de fazer com que todas as linhas atendam
o sistema educativo, os dois trajetos percorrem a Avenida Cecília Meirelles.
O intuito do projeto é evitar que o funcionário tenha de se
deslocar de sua unidade até o ponto de ônibus, informa o funcionário
da Prefeitura Carlos Alberto Silva.
O
novo sistema está em fase de experiência e faz parte dos projetos
de melhoria da Prefeitura do campus. Uma das criadoras do projeto, Sueli Marli
Ribeiro lembra que todo processo de mudança exige um período de
adaptação, por isso a equipe está atenta a todos os erros
e acertos conseqüentes do novo sistema e está aberta a ouvir críticas
e sugestões. A primeira falha observada pela equipe foi solucionada no
segundo dia de teste do projeto. O encontro dos dois trajetos no ponto localizado
em frente ao Banco Real acarretou problemas no tráfego de veículos
na Avenida Oswaldo Cruz. Como solução, o ponto foi transferido para
a Rua João Pandiá Colágeros, ao lado do banco. A proposta
é fazer as adaptações necessárias antes do início
das aulas em agosto. Maior
facilidade para algumas mães que utilizavam duas vezes o circular interno
da Unicamp no horário de saída. Um para se deslocar da unidade para
a escola e outro para ir da escola ao ponto de ônibus que, em grande parte
dos casos, encontrava-se no sentido oposto da escola. Prático também
para funcionários especiais, com dificuldade para se locomover e que precisavam
atravessar a universidade para chegar ao ponto de partida. Porém, o novo
sempre assusta e funcionários como Miriam Cristina Alves estão preocupados
com o tempo perdido dentro do ônibus ou na espera do transporte. Algumas
pessoas ficam muito tempo dentro do ônibus, e outras muito tempo com a criança
no colo. Minha amiga chegou a ficar 45 minutos carregando a criança,
declara. Apesar da preocupação em atender as escolas, na opinião
de algumas mães que utilizam o trajeto 2 (que parte de trás das
escolas), o tempo de permanência dentro do ônibus causa irritabilidade
na criança. A
preocupação da funcionária da Editora da Unicamp Sirleide
Rios Vitor, privilegiada com o novo sistema por ter um ponto de ônibus tanto
perto de seu local de trabalho quanto da escola, é com os dias de chuva,
pois teria de esperar seu ônibus percorrer o campus com a filha Beatriz
no colo. Outra questão a ser esclarecida, na opinião de Sirleide,
apesar do fácil acesso, é com os horários de partida (17h35)
que obrigariam recreacionistas, professoras e diretoras a deixar a escola mais
cedo. Como vamos fazer para deixar o trabalho mais cedo?, questiona.
Sem dúvida, o aspecto positivo apresentado pelas duas funcionárias
é o de acesso ao ponto e a desobrigação de tomar dois circulares
internos para chegar ao ponto do ônibus fretado. É muito mais
tranqüilo porque eu tinha de sair muito cedo da unidade e acabava chegando
atrasada na creche, reflete. Na opinião de Monira M. S. Tallo, funcionária
do Hemocentro, a equipe poderia pensar no enxugamento dos pontos para facilitar
o tráfego e reduzir o tempo do trajeto. O
transporte fretado da Unicamp atende atualmente 1.900 funcionários. Desses,
1.300 utilizam linhas do trajeto 2 e 600, do trajeto 1. Segundo José Nilton
da Silva, a maior parte da equipe de fiscais da prefeitura está envolvida
no projeto, orientando usuários e motoristas no horário de saída.
Os fiscais estão concentrados nos pontos mais críticos. Sob o ponto
de vista da equipe, estes pontos são o do Banco Real, do Instituto de Computação,
da Praça da Paz e do Instituto de Estudos da Linguagem. Para a realização
do projeto foi realizado um levantamento de funcionários que utilizam o
serviço. Os trajetos foram definidos a partir dos cadastros. Assim
que for defitivamente aprovado, a Prefeitura providenciará a construção
de abrigos nos pontos. Até o momento, segundo José Nilton, 93% dos
pontos são cobertos. As sugestões para aprimoramento do projeto
são recebidas por meio dos ramais 84488, 85050, 84489 e 84625. Quem desejar
pode acessar a página da Prefeitura para apresentar novas idéias.
O endereço é www.prefeitura.unicamp.br.
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Crianças
exibem coreografias regionais no 13o Cole
AUm
grupo de nove crianças, com idade entre 9 e 14 anos, que estudam no Prodecad/Unicamp
e no Lar Pequeno Paraíso, do Jardim Paranapanema, participou de um espetáculo
de dança, quarta-feira (dia 17), numa das salas de aula do IEL, dentro
das atividades de lazer e entretenimento do 13° Cole. Durante
mais de uma hora, as crianças apresentaram peças do folclore brasileiro.
Numa primeira fase mostramos a dança do Bumba Meu Boi, utilizando
fragmentos da dança e da música de várias regiões
do país, com o objetivo de discutirmos a diversidade e a riqueza cultural
produzida pelas comunidades, explica Carlos Kiss, coordenador do grupo. Os
objetivos do grupo, existente há cerca de dois anos, são basicamente
fortalecer a auto-estima das crianças, além de valorizar a cultura
popular e conceder especial atenção à corporeidade delas.
São propostas do trabalho que devem envolver também a família
dessas crianças. Um dos aspectos importantes do grupo é o relacionamento
do aprendizado da dança com atividades escolares. Carlos
Kiss ressalta que alguns resultados pelo grupo já podem se observados ao
longo desses dois anos: Pode-se verificar maior consciência ética
e racial com o grupo, maior cooperação e respeito com a diferença,
seja ela qual for, e consciência corporal e aumento da auto-estima. O
projeto Dança, Educação e Auto-estima = Cidadania conta com
o apoio da Pró-reitoria de Extensão.
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