Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 24 a 30 setembro de 2001

Unicamp
Unicamp
NESTA EDIÇÃO
...Erratas - pág - 1 ...Oportunidades - pág. 8
...Tecnologia e Ação Social - pág. 2...Teses - pág. 8
...Agricultura e Evento - pág. 2...Conhecimento e Educação - pág. 9
...Saúde - pág. 3.. Cidadania - pág. 10
...Profissionalização - pág. 3...Lancamento - pág. 10
...História e Filantropia - pág. 4...Dança e Música - pág. 11
...Painel da semana - pág. 5...Comunidade - pág. 11
...Em dia - pág. 6...Personagem - pág. 12
...Inscrições - pág. 7...Institucional - pág. 12
Unicamp
....CONHECIMENTO
Unicamp

Biblioteca digital agiliza acesso a teses

 

O Sistema de Bibliotecas da Unicamp – SBU – tem se empenhado ao
máximo para viabilizar a difusão de informação científica e tecnológica. Atualmente, uma equipe formada por Luiz Atílio Vicentini desenvolve um projeto de estruturação da Biblioteca Digital de Teses, uma iniciativa que prevê a divulgação, na íntegra, dos trabalhos desenvolvidos e apresentados por mestrandos e doutorandos da universidade na Internet.

A proposta tem em vista a agilidade na divulgação e na obtenção da informação; a disponibilização on line para a comunidade acadêmica interna e de outras instituições de pesquisa nacionais e internacionais; o uso simultâneo do documento por pesquisadores; acesso 24 horas; biblioteca acessível a diferentes classes de usuários; a preservação dos originais; a racionalização dos espaços com armazenamento em formato eletrônico/digital; e a oferta de suporte às iniciativas de ensino a distância – EAD – na Unicamp.
O projeto do Sistema de Bibliotecas da Unicamp vem ao encontro da expectativa de muitos pesquisadores em poder ver futuramente seus trabalhos – atualmente em formato impresso, com uso restrito de pesquisadores de sua área – atingindo sua proposta social, acessível a usuários do mundo todo.

No ponto de vista de Vicentini, a produção arquivada em formato impresso restringe a difusão de pesquisas. O que impulsiona a equipe do projeto a criar a Biblioteca Digital de Teses é a responsabilidade legada ao SBU de difundir e disseminar as produções acadêmicas. O diretor lembra que a produção intelectual da Unicamp chega a aproximadamente mil teses por ano. Para ele, a divulgação por meios eletrônicos, utilizando meios de comunicação e informação, ruma para a “criação de um significativo acervo de informação de domínio público, acessível a qualquer pessoa”. Ele revela que, atualmente, após o preenchimento das formalidades e das exigências acadêmicas, são encaminhados dois exemplares impressos à Biblioteca Central para a inserção no Catálogo Eletrônico Referencial – Acervus. Após a inclusão, um exemplar retorna à biblioteca de origem e outro fica no Banco de Teses Impressas como depósito legal da Produção Científica da Universidade.

O projeto será realizado em várias etapas, a primeira etapa é da definição dos procedimentos para inclusão das teses e dissertações em formato eletrônico na Biblioteca Digital. Nesta etapa está sendo realizada ações junto as áreas de Pós-Graduação da Universidade visando estabelecer a forma de encaminhamento das futuras teses e dissertações impressas e em formato eletrônico para as bibliotecas, e o resgate das já defendidas e existente em formato eletrônico. Outra etapa do projeto será o tratamento da coleção retrospectiva, buscando a disponibilização da maior quantidade possível de teses em formato digital.

Paralelamente, está sendo realizada a customização do software de gerenciamento de documentos digitais, desenvolvido no Centro de Computação da Unicamp (CCUEC) e no Instituto Vale do Futuro, e será o produto gerenciador da Biblioteca Digital de Teses.

O projeto Biblioteca Digital de Teses da Unicamp tem a participação de bibliotecários, docentes e técnicos de informática, que, por meio de um trabalho de cooperação, busca soluções para sua implementação. A equipe é formada por Luiz Atilio Vicentini, coordenador-geral da BC; Sérgio do Amaral, professor da Faculdade de Educação; professor Janito Vaqueiro Ferreira, da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM); Rita Aparecida Sponchiado, do Instituto de Física (IFGW); Gildenir Carolino Santos (FE); Valéria dos Santos Gouveia Martins (BC); Regina Aparecida Blanco Vicentini (BC); Sandra Lúcia Pereira, da faculdade de Ciências Médicas (FCM); e Célia Maria Ribeiro (BC). O grupo de trabalho conta com o suporte técnico de Rubens Queiroz de Almeida do CCUEC, Gilmar Vicente e Marcos Dario Garcia Sae da BC.

Na opinião de Vicentini, a concretização desse projeto deverá propiciar difusão do conhecimento de domínio público a nível nacional, por meio de parceria com a futura Biblioteca Digital Brasileira do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), e a nível internacional, por meio da iniciativa global, reconhecida pela Unesco, da Networked Digital Library of Theses and Dissertation (NDLTD – http://etd.vt.edu), como as iniciativas já existentes na Virginia Tech University – EUA, Dissertations On-line – Alemanha, Grupo Regional de Bibliotecas da Austrália, OCLC Ohio Link – EUA e na Biblioteca Nacional de Portugal.

 

 

....EDUCAÇÃO


Destinado a professores da rede pública de ensino, estão abertas as inscrições para os Seminários de Atualização, que a UNICAMP realiza pela quinta edição neste semestre. O prazo de inscrição é até o próximo dia 21 de setembro (sexta). A universidade espera atingir cerca de 1000 participantes.

As inscrições são GRATUITAS destinadas EXCLUSIVAMENTE para professores da Rede Pública Municipal e Estadual de Ensino.
Os locais que estão recebendo as inscrições são:
APEOESP – Rua Barreto Leme,920 Centro de Campinas, fone 19-32325255;

COTUCA – Rua Culto à Ciência, 177, fone 19-32329488;
Pró-Reitoria de Extensão da UNICAMP – 19 – 37884784;
Campus da UNICAMP de Limeira – Rua Paschoal Marmo, 1888, fone 19-4407115.
Maiores informações sobre os Seminários poderão ser encontradas nos locais de inscrição ou no site: www.preac.unicamp.br

Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários - Comissão de Projetos Especiais (19)37884713 projetos@reitoria.unicamp.br

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br