Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 29 de outubro a 4 de novembro de 2001

Unicamp
Unicamp
NESTA EDIÇÃO
...Evento - pág - 1   ...Inscrições - pág - 6
...Alimentos - pág - 2 ...Oportunidades - pág - 7
...Campanha - pág - 2 ...Eventos Futuros - pág - 7
...Competição - pág - 3 ...Teses - pág - 8
...Extensão - pág - 3 ...Encontro - pág - 9
...Ambiente - pág - 4 ...Simpósio e Evento - pág 10
...Saúde e Breves - pág 4 ...Vestibular - pág - 11
...Painel da semana - pág - 5 ...Seleção - pág - 11
...Em dia - pág - 6 ...Pessoas - pág - 12
Unicamp
....ALIMENTOS
Unicamp
Professora é homenageada pela ONU

A professora Maria Antonia Galleazzi, ex-coordenadora do
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (Nepa), da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA-Unicamp), será homenageada pela Organização das Nações Unidas (ONU) no próximo dia 5, segunda-feira. A condecoração, na sede da ONU em Nova Iorque, será feita pela Wafunif — The Word Association of Former United Nations Internes na Fellows, que congrega mais de uma centena de instituições voltadas à pesquisa e ao desenvolvimento do conhe-cimento. Na cerimônia de premiação estarão presentes personalidades ligadas às pesquisas e à cultura de diversos países.

Maria Antonia foi escolhida por suas contribuições em promover o desen-volvimento no campo da ciência e da tecnologia de alimentos, assim como a criação de suportes para elaboração de programas voltados à alimentação.

Em 1984, depois de retornar do Japão onde fez o pós-doutorado, a professora Maria Antonia foi indicada para organizar e coordenar um Núcleo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Alimentação, com ênfase na fome e aspectos de segurança alimentar. “O Nepa, sob a minha coordenação por 15 anos, desenvolveu novas metodologias para pesquisas nacionais em saúde e nutrição, tecnologias e processos para comunidades rurais e urbanas e contribuiu para a formação de estudantes na compreensão do alimento como matéria de cidadania e direitos humanos”, revela Maria Galeazzi. A partir de 1984 até 1996, a ex-pesquisadora da Unicamp trabalhou com a “vulnera-bilidade, insegurança alimentar e cida-dania”, temas transformados em relatórios técnicos produzidos como consultora da FAO, além de artigos em revistas na-cionais e internacionais. Produziu ainda o livro Segurança Alimentar e Cidadania: A Contribuição das Universidades Paulistas, utilizado como referência em pesquisa e cursos acadêmicos de Ciência de Alimen-tos e Nutrição.

Aposentada pela Unicamp, atual-mente Maria Antonia é Coordenadora Nacional do Sistema de Monitora-mento do Programa Nacional de Alimento Escolar do Ministério de Educação, cujo objetivo é promover uma alimentação escolar “saudável e de qualidade”. De acordo com a professora, as ações focalizam a capa-citação de Conselhos de Alimentação Escolar distribuí-dos por 5.510 municípios e composto por membros representantes da sociedade criados pelo governo Federal, como o Controle Social do Programa de Alimentação Escolar.

....CAMPANHA


“Semana dos Bons Dentes” reúne 1,4 mil crianças

Sobre a mesa, há vários modelos vazados em forma de dente, nos quais as crianças tentam, com argila, criar uma escultura dental. Com idade em torno de quatro anos, as crianças ouvem atentamente as explicações das dentistas sobre como deve ser feita uma escovação de dentes, como surgem as cáries, o que é um dente-de-leite ou um permanente, e como deve ser usado fio-dental ou o creme mais eficaz para uma boa dentição.

Durante quatro dias, as quase 1.400 crianças que compõem o complexo de formação educacional constituído pelo Ceci, pelo Prodecad, pela Creche da área da saúde (pertencentes à Unicamp), pela Emei (convênio Universidade/Prefeitura), e pela EEPG Sérgio Porto, participaram de uma série de atividades dentro da “Semana dos Bons Dentes”. Objetivo: despertar na criança o hábito de escovar os dentes, de modo correto e eficiente. “Explicamos que só assim é que se pode adquirir a boa saúde bucal”, diz Eliane Mara de Carvalho Corssi, supervisora do Serviço de Odontologia Infantil.

O evento “Semana dos Bons Dentes” contou com a participação de crianças das cinco unidade do complexo. Ao longo da semana, promoveu uma série de atividades lúdicas (jogos e brincadeiras) de conteúdo educativo sobre odontologia preventiva, cuja proposta principal é reforçar conceitos aprendidos durante este ano, na promoção da saúde bucal, além de debates sobre o tema. Foram distribuídos às crianças kits de higiene bucal, com escovas, cremes dentais e fio dental.

Índices baixos — De acordo com Eliane, nos últimos dez ou quinze anos o índice de cáries dentárias vem sofrendo redução considerável, em algumas regiões brasileiras, como Campinas e Santos. O que colaborou para que isso acontecesse foi, por exemplo, a aplicação de flúor na água, o creme dental fluoretado, além de programas sobre educação de higiene bucal.

Com relação às crianças do complexo formado pelo Ceci, Prodecad, Creche da área da saúde, Emei e o “Sérgio Porto”, conforme Eliane, o índice de cáries dentárias é considerado baixo. Nas crianças de dois a doze anos, esse índice é de 1,5%, e de dois a seis, 0,51%. “São índices considerados excelentes, se comparados a países desenvolvidos como a Suécia, por exemplo”, afirma a dentista.

Um processo que se inicia com a gestação da criança. Dependendo do que a mãe consome e de certos medicamentos que tome, já pode colaborar para a formação de placa bacteriana nos dentes do bebê, quando entra em contato com o açúcar transformando-o em ácido responsável pelo enfraquecimento do esmalte dos dentes. No entanto, isso pode ser evitado graças à educação e ao ensinamento às crianças, com relação à prevenção, à educação e à ação curativa (ou restauradora) dos dentes.

 

 
 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br