Unicamp Hoje - O seu canal da Noticia
navegação

Unicamp Hoje. Você está aquiAssessoria de ImprensaEventosProgramação CulturalComunicadosPublicações na Unicamp

ciliostop.gif (380 bytes)
Jornal da Unicamp

Assine o "Jornal da Unicamp"

Semana da Unicamp

Divulgue sua
pesquisa

Assine o "Semana"

Divulgue seu assunto

Divulgue seu evento

Outros Campi

Divulgue sua Tese

Cadastro de Jornalistas

Informações
para jornalistas


Mídias

Sinopses dos jornais diários

Envie dúvidas e sugestões

ciliosbott.gif (352 bytes)
Assessoria de Imprensa
ramais: 87018 e 87865
rcosta@obelix.unicamp.br

..............Campinas, 29 de outubro a 4 de novembro de 2001

Unicamp
Unicamp
NESTA EDIÇÃO
...Evento - pág - 1   ...Inscrições - pág - 6
...Alimentos - pág - 2 ...Oportunidades - pág - 7
...Campanha - pág - 2 ...Eventos Futuros - pág - 7
...Competição - pág - 3 ...Teses - pág - 8
...Extensão - pág - 3 ...Encontro - pág - 9
...Ambiente - pág - 4 ...Simpósio e Evento - pág 10
...Saúde e Breves - pág 4 ...Vestibular - pág - 11
...Painel da semana - pág - 5 ...Seleção - pág - 11
...Em dia - pág - 6 ...Pessoas - pág - 12
Unicamp

....ENCONTRO

Unicamp

De 5 a 10 de novembro uma equipe de especialistas brasileiros e
internacionais se reúne no Sesc-Campinas para realizar o 1º Encontro Internacional de Educação Somática. O evento, que é promovido pelo Laborarte, da Faculdade de Educação da Unicamp, conta com a presença da professora Sylvie Fortin, da Universidade do Quebec, considerada uma das maiores especialistas da educação somática no mundo.

Segundo a professora Márcia Strazzacappa, da Faculdade de Educação da Unicamp, o objetivo do encontro é divulgar a educação somática, promover o aprimoramento dos profissionais que já trabalham com estas abordagens e discutir sua formação no Brasil. “Pretendemos igualmente produzir um documento que mostre que a educação somática só poderá ser assim chamada quando conseguir integrar saúde, educação e arte”, explica.

O motivo para a discussão de um consenso, conforme revelações feitas por Márcia, é a alegação de profissionais da área de saúde, especialmente fisioterapeutas, de que somente eles podem trabalhar estas abordagens, pois consideram-se “responsáveis pelo corpo”.
Segundo Márcia, a educação somática é entendida como abordagens corporais alternativas, em que o corpo é visto em toda a sua integridade: sentimento, afetividade, raciocínio e emoções. As vivências que constituem a área e que fazem parte da programação do evento são ginástica holística, Bartenieff, ginástica holística aplicada à dança, educação somática e improvisação. Feldenkrais para bailarinos, Técnica J.A Lima, Pilates, Ideokinesia e Educação Somática, por Sylvie Fortin. A presidente da Associação Brasileira de Ginástica Holística é responsável por uma das atividades.

Algumas técnicas recebem os nomes dos próprios autores, que, em algum momento de suas vidas, em decorrência de um acidente, experimentaram por força própria métodos para acelerar um processo de recuperação. Márcia conta a história do físico (e judoca por paixão) Moshe Feldenkrais, que, ao ser lesionado em uma partida de futebol, pesquisou em seu próprio corpo e descobriu que havia se machucado por problema de apoio. O ator Alexander, ao perder a voz, também desenvolveu uma técnica para sua recuperação. A técnica de Alexander, entre outras, é utilizada em trabalhos cênicos, assim como as técnicas de apoio são eficazes para aperfeiçoar a atuação de profissionais de dança e artes cênicas. Segundo Márcia, alguns artistas criam espetáculos a partir de técnicas da educação somática.

Aos 15 anos, Mabel Todd sofreu acidente durante um passeio a cavalo. A recuperação da paralisia provocada pelo acidente foi propiciada por meio de experimentações empíricas que mais tarde se tornaram a técnica chamada ideokinesia, na qual ela imaginava, dia a dia, movimentos que a fizessem andar novamente. Na época, o fato foi reconhecido como um “milagre”. Mais tarde, explica Márcia, descobriu-se, por meio da medicina, que o que ela fez foi mandar estímulos para nervos das pernas. “Descobriu-se que o trabalho com o imaginário tem um resultado corporal. É como as ginastas, que antes de saltar, imaginam o movimento que devem fazer para conseguir saltar na barra.”, explica. A técnica Ideokinesia será ministrada por Elaine de Marcondes, da Universidade de Tuiuti, Paraná.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail edsomatica@campinas.sescsp.com.br, na secretaria do evento, no Laborarte (Faculdade de Educação) até dia 5 de novembro, ou pelo fax 3788-5577, mediante emissão ou apresentação do recibo de pagamento da taxa de inscrição, que varia entre R$ 3,00 e R$ 30,00. O depósito deverá ser feito em nome de Serviço Social do Comércio, na Agência 1227-0, na conta corrente 14 443-6, do Banco do Brasil.
As vagas para os cursos serão limitadas a profissionais e pessoas com experiência e seu preenchimento será priorizado por análise de minicurrículo, que deverá ser entregue ou encaminhado no ato da inscrição. As vagas para as vivências são abertas ao público em geral e serão preenchidas pela ordem de inscrição. A secretaria do Laborarte da Faculdade de Educação está à disposição dos interessados para fornecer mais informações sobre o evento pelo telefone (19) 3788-5583.

 

 
 
 

© 1994-2000 Universidade Estadual de Campinas
Cidade Universitária "Zeferino Vaz" Barão Geraldo - Campinas - SP
E-mail:
webmaster@unicamp.br